Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Luciana Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T15:13:52Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T15:13:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626 | - |
dc.description | XAVIER, L. D. Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de química voltado para a formação de atitudes cidadãs precisa, além de desenvolver a compreensão de conceitos químicos, ampliar o entendimento desses conhecimentos para outras questões de caráter social, ambiental e tecnológico, uma vez que, os avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos repercutem de modo contundente nas sociedades modernas, influenciando também a escola e o público que a frequenta. Nesta perspectiva, o ensino experimental colabora com a formação deste cidadão. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a visão que professores de escolas da rede Estadual da Cidade de Esperança apresentam sobre o papel pedagógico das atividades experimentais. A pesquisa foi realizada em duas escolas pública estadual de ensino médio no município de Esperança- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram dez professores de Química do Ensino Médio de duas escolas pública do Município de Esperança- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliar o uso da experimentação nas aulas de Química, com o objetivo de entender como os professores da percebem a importância das atividades práticas, investigar se utilizam tais atividades em seu cotidiano e compreender as razões para o seu uso ou não uso nas aulas de Ciências. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a experimentação é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Ferreira Dantas Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciana Diniz Xavier.pdf | PDF - Luciana Diniz Xavier | 12.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.