Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Luciana Diniz-
dc.date.accessioned2019-06-05T15:13:52Z-
dc.date.available2019-06-05T15:13:52Z-
dc.date.issued2018-06-27-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19626-
dc.descriptionXAVIER, L. D. Concepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básica. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de química voltado para a formação de atitudes cidadãs precisa, além de desenvolver a compreensão de conceitos químicos, ampliar o entendimento desses conhecimentos para outras questões de caráter social, ambiental e tecnológico, uma vez que, os avanços dos conhecimentos científicos e tecnológicos repercutem de modo contundente nas sociedades modernas, influenciando também a escola e o público que a frequenta. Nesta perspectiva, o ensino experimental colabora com a formação deste cidadão. Nesse contexto, objetivo desta pesquisa foi de diagnosticar a visão que professores de escolas da rede Estadual da Cidade de Esperança apresentam sobre o papel pedagógico das atividades experimentais. A pesquisa foi realizada em duas escolas pública estadual de ensino médio no município de Esperança- PB. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. O público alvo foram dez professores de Química do Ensino Médio de duas escolas pública do Município de Esperança- PB. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários para avaliar o uso da experimentação nas aulas de Química, com o objetivo de entender como os professores da percebem a importância das atividades práticas, investigar se utilizam tais atividades em seu cotidiano e compreender as razões para o seu uso ou não uso nas aulas de Ciências. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados a luz do referencial teórico. Os resultados apontam que a experimentação é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco Ferreira Dantas Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleConcepções de professores de Química da cidade de Esperança-PB sobre o uso da experimentação na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Diniz Xavier.pdfPDF - Luciana Diniz Xavier12.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.