Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Diana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T16:14:03Z | - |
dc.date.available | 2019-06-12T16:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19665 | - |
dc.description | GOMES, D. dos S. O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Língua Brasileira de Sinais, tendo como suporte Min e as mãozinhas, o primeiro desenho animado voltado para o ensino da Libras, cujo objetivo principal é ensinar Libras para crianças ouvintes. O intuito então de colaborar para encurtar as barreiras que ainda permeiam a sociedade, buscando aproximar o público ouvinte para conhecer a comunidade surda e suas particularidades. Dessa maneira, a presente pesquisa se desenvolveu primeiramente partindo de uma investigação bibliográfica, prosseguindo para uma intervenção pedagógica, com proposito de que, os objetivos antes traçados pudessem ser alcançados. Tendo como aporte concepções de diversos autores que permeiam esses estudos, entre eles: KARNOPP (2008), GESSER (2009), STROBEL (2008), SOUSA (1996), PINHEIRO (2010) e LIMA E PEIXOTO (2018). A intervenção foi o ponto chave desta pesquisa, foi através dela que compreendemos como a Literatura Surda, em especial o desenho animado, pôde servir como suporte para se ensinar Libras às crianças ouvintes, no qual, todo dinamismo durante esta pesquisa foi capaz de envolver os alunos durante o processo de interferência, estimulando as crianças ouvintes a se envolverem em busca de conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Constatamos que os alunos a todo momento estiveram envolvidos nas atividades propostas e o mais importante, fora percebido que houve interesse, aprendizagem, e a compreensão de que temos que contribuir com a sociedade e o ambiente escolar, para incluir o sujeito surdo, dando importância a Libras, em especial, para aqueles que a têm como língua materna. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aline de Fátima da Silva Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Criança ouvinte | pt_BR |
dc.title | O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Diana dos Santos Gomes.pdf | PDF - Diana dos Santos Gomes | 4.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.