Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Diana dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-12T16:14:03Z-
dc.date.available2019-06-12T16:14:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherCDD 371.912 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19665-
dc.descriptionGOMES, D. dos S. O desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiência. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar a Língua Brasileira de Sinais, tendo como suporte Min e as mãozinhas, o primeiro desenho animado voltado para o ensino da Libras, cujo objetivo principal é ensinar Libras para crianças ouvintes. O intuito então de colaborar para encurtar as barreiras que ainda permeiam a sociedade, buscando aproximar o público ouvinte para conhecer a comunidade surda e suas particularidades. Dessa maneira, a presente pesquisa se desenvolveu primeiramente partindo de uma investigação bibliográfica, prosseguindo para uma intervenção pedagógica, com proposito de que, os objetivos antes traçados pudessem ser alcançados. Tendo como aporte concepções de diversos autores que permeiam esses estudos, entre eles: KARNOPP (2008), GESSER (2009), STROBEL (2008), SOUSA (1996), PINHEIRO (2010) e LIMA E PEIXOTO (2018). A intervenção foi o ponto chave desta pesquisa, foi através dela que compreendemos como a Literatura Surda, em especial o desenho animado, pôde servir como suporte para se ensinar Libras às crianças ouvintes, no qual, todo dinamismo durante esta pesquisa foi capaz de envolver os alunos durante o processo de interferência, estimulando as crianças ouvintes a se envolverem em busca de conhecer mais sobre a Língua Brasileira de Sinais. Constatamos que os alunos a todo momento estiveram envolvidos nas atividades propostas e o mais importante, fora percebido que houve interesse, aprendizagem, e a compreensão de que temos que contribuir com a sociedade e o ambiente escolar, para incluir o sujeito surdo, dando importância a Libras, em especial, para aqueles que a têm como língua materna.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline de Fátima da Silva Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectLiteratura surdapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectCriança ouvintept_BR
dc.titleO desenho em libras Min e as mãozinhas, um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diana dos Santos Gomes.pdfPDF - Diana dos Santos Gomes4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.