Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19666
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Jessica de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T16:18:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-12T16:18:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19666 | - |
dc.description | BARBOSA, J. de B. Educação de jovens e adultos: perfil dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente José Sarney, no município de Cacimba de Dentro/PB. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade educacional, que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tem por finalidade promover o acesso de Jovens e adultos ao ensino público, uma vez que, por circunstâncias distintas, houve a interrupção dos seus estudos, não concluindo assim a escolarização básica na idade regular. Esse trabalho tem como objetivo traçar o perfil dos alunos da modalidade EJA, e entender a organização curricular da mesma, inserindo uma análise mais especifica da disciplina de geografia. Utilizando como estudo de caso as turmas do Ensino Fundamental I e II da EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente José Sarney, localizada no distrito de logradouro, município de Cacimba de Dentro/PB. A presente pesquisa é de caráter descritivo, e a metodologia utilizada para a sua elaboração trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Para subsidiar este trabalho, utilizamos como fontes de pesquisa: Fichas de matriculas dos alunos e também aplicamos questionários aos 54 alunos matriculados na modalidade. O referencial teórico baseia-se nos estudos de autores como Arroyo (2001) e Haddad; Di Pierro (2000), e na análise dos artigos sobre o ensino da EJA exposto na LDB da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). Esse estudo justifica-se pela necessidade de compreensão sobre o perfil dos alunos presentes na EJA, pois essa modalidade educacional acolhe um público diverso, com faixa etária mista, onde cada aluno possui suas especificidades. Ao conhecermos o perfil dos alunos, constatamos que a maioria deles se encontra entre a faixa etária de 15 a 35 anos. A maioria são mulheres, casadas e com filhos. Encontrou-se entre os alunos as mais variadas profissões, sendo que a maior parte trabalha com a agricultura. Identificamos também, que os jovens buscam a EJA para concluir em menor tempo a sua formação, mas também nos deparamos com alunos que buscam conseguir através dos estudos, melhores oportunidades de emprego. Essa reflexão a respeito do perfil do aluno EJA poderá proporcionar a organização da prática do ensino voltado para a diversidade dos sujeitos e a democratização do ensino, onde professores e comunidade escolar passarão a conhecer e compreender as dificuldades e necessidades dos alunos através de seus perfis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Juliana Leopoldino Vilar | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Perfil do Aluno | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: perfil dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente José Sarney, no município de Cacimba de Dentro/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jessica de Brito Barbosa.pdf | PDF - Jessica de Brito Barbosa | 5.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.