Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Pedro Vinicius França-
dc.date.accessioned2019-06-13T11:31:27Z-
dc.date.available2019-06-13T11:31:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19669-
dc.descriptionNASCIMENTO, P. V. F. Desafios e possibilidades acerca da formação docente: um estudo sobre a formação inicial de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA discussão em relação ao processo de formação inicial de professores constitui-se como temática central no contexto das principais questões que compõem o cenário da educação no Brasil. Partindo dessa questão, o objetivo da presente pesquisa visa abordar dificuldades, desafios e possibilidades que compõem o cotidiano da formação inicial do professor de Geografia, tendo como estudo de caso o Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. Além do procedimento empírico para o desenvolvimento deste estudo qualitativo, os fundamentos da pesquisa pautaram-se em pesquisa documental, revisão bibliográfica e aplicação de questionários com o corpo discente da universidade. Os resultados obtidos demonstram que, a criação e implementação de programas de extensão, pesquisa e iniciação à docência ligados ao ensino e a proposta metodológica dos professores formadores, de trabalhar didaticamente as disciplinas técnico- científicas na perspectiva de proporcionar não só o aprendizado técnico, mas, como também, priorizando o como ensinar o especifico conteúdo na escola, enquanto futuros professores, são fatores e iniciativas que contribuem fundamentalmente para com o desenvolvimento da aprendizagem do licenciando, na construção de sua consciência e identidade enquanto docente, alicerçando, consequentemente, um sistema de formação inicial mais eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luiz Arthur Pereira Saraivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectProgramas de extensãopt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades acerca da formação docente: um estudo sobre a formação inicial de professores de Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - Campus IIIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Vinicius França Nascimento.pdfPDF - Pedro Vinicius França Nascimento8.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.