Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1967
Título: Fundamentos do livre-arbítrio para a compreensão de liberdade de agostinho
Autor(es): Costa, Ivandro
Palavras-chave: Pensamento Filosófico
Livre-arbítrio
Santo Agostinho
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este artigo apresenta dos fundamentos de livre-arbítrio no pensamento de Santo Agostinho, para estabelecer a compreensão de liberdade, uma vez que todo ser humano busca ser livre. Ter-se-á o propósito de interpretar o conceito de livre-arbítrio, baseado na obra “O Livre-arbítrio”, de Santo Agostinho, que se apresenta dividida em três livros, intitulados: Se o pecado provém do livre-arbítrio; a prova da existência de Deus revela-o como fonte de todo o bem. Deus não é autor do mal, mas do livre-arbítrio que é um bem, e louvor a Deus pela ordem universal, da qual o livre-arbítrio é um elemento positivo, ainda que sujeito ao pecado. Para Agostinho, a verdadeira felicidade está em aceitar a graça de Deus. O poder de escolha (livre-arbítrio) ainda não é liberdade. A liberdade está em ter vontade de voltar-se para o bem. O livre-arbítrio nos condiciona a seguir ou não a vontade de Deus, porém só será livre, quem optar, mediante sua ajuda divina, fazer a vontade de Deus.
Descrição: Costa, I. Fundamentos do livre-arbítrio para a compreensão de liberdade de agostinho. 2011. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1967
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivandro Costa.pdfIvandro Costa270.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.