Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19704
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Renata Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T18:38:55Z | - |
dc.date.available | 2019-06-13T18:38:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.86 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19704 | - |
dc.description | AZEVEDO, R. S. Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou apresentar a relação do índio com a escola e teve como objetivo compreender a Educação Física na escola indígena, a partir da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, documentos que asseguram a atuação diferenciada nessa modalidade de ensino, dialogando com documentos norteadores como o Referencial Curricular Nacional Para Escolas Indígenas, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. O estudo foi realizado durante o Estágio Supervisionado III, e se tratou de um estudo documental de natureza qualitativa do tipo documental. Através das análises, discussões e diálogos foram relatados a experiência de Estágio Supervisionado na escola indígena, observações do cenário dessa experiência e as afirmações dos documentos, garantindo uma Educação Escolar Indígena diferenciada, multicultural, multilíngue e autônoma. Durante as discussões se fez diálogos apontando aproximações e distanciamentos da escola visitada sob o olhar dos documentos regulatórios, e foi concluído a autonomia das escolas indígenas para organizarem suas atividades letivas em séries anuais, períodos semestrais ou ciclos, e que o professor que atua na escola indígena precisa garantir os saberes da cultura indígena, de forma a valorizar a identidade dessa matriz. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Escola indígena | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Documentos legais | pt_BR |
dc.title | Compreendendo a Educação Física na escola indígena a partir de documentos legais durante o Estágio Supervisionado III | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Renata Sousa Azevedo.pdf | PDF - Renata Sousa Azevedo | 20.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.