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dc.contributor.authorOliveira, Larissa Moura da Silva Machado de-
dc.date.accessioned2019-07-08T15:23:59Z-
dc.date.available2019-07-08T15:23:59Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.otherCDD 150.195-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19820-
dc.descriptionOLIVEIRA, L. M. da S. M. de. Enrolados: Uma trama de significantes e resignificações pela via do lúdico e contação de histórias. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractDesde o período da colonização, a infância no Brasil é marcada pela violência e maus tratos. Desse modo, orfanatos, casas de misericórdias, escolas profissionalizantes, reformatórios, asilos e creches buscaram atender de forma assistencial toda essa conjuntura. No período de 1990 com a promulgação do ECA, todas as crianças, sem quaisquer distinção, tornaram-se sujeito de direitos. Dentre as medidas assistenciais ofertadas pelo estado estão as instituições de acolhimento, sendo estas, classificadas como uma medida de alta complexidade. Diante desse contexto e das problemátic as de violação de direitos sociais, as dificuldades vivenciadas pelas famílias, bem como a desarticulação entre as políticas públicas e a aniquilação do lugar de sujeito na dinâmica funcional das instituições; dificuldades essas vivenciadas pelas crianças acolhidas, faz- se essencial uma intervenção para que essas crianças superem tais dificuldades que as levaram a ser tutela provisória do estado. Com base na parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e uma instituição de acolhimento do município de Campina Grande-PB, foi realizado um projeto Infanto/Juvenil com meninas em casa de acolhimento institucional com o objetivo de ofertar um espaço de escuta, manejo e acolhimento das demandas subjetivas dessas meninas que encontram-se desamparadas e acolhidas sob tutela estatal. O presente estudo trata da análise de um recorte de um período de realização do referido projeto. Tanto o manejo quanto as análises realizadas a partir dos recortes das oficinas, foram fundamentados nos referências teóricos da Psicanálise em Freud e Lacan; tomando-se como base o aforismo: “O inconsciente estruturado como linguagem”, bem como os significantes presentes nos discursos das meninas, apostava-se em um saber fazer, pela via do brincar, daquilo que era fonte causa de angústia; de modo a ofertar um lugar para a singularidade e produção subjetiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lígia Aquino Gouveiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleEnrolados: Uma trama de significantes e resignificações pela via do lúdico e contação de históriaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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