Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Daniela de Jesus Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T13:14:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-02T13:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.85 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19827 | - |
dc.description | SILVA, D. de J. B. da. O olhar das crianças de escola pública sobre as relações parentais. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, tomando por base os tipos de relações parentais que existem em diversos modelos de família, busca analisar o olhardas crianças sobre as relações existentes entre pais e filhos. Tal fato se justifica considerando as inúmeras queixas apresentadas pelas famílias e pelas escolas sobre as dificuldades de relação tanto com as crianças como com os adolescentes, considerando, principalmente os temas relativos aos limites e ao respeito. Parte -se do princípio de que a família é, reconhecidamente, a principal instituição responsável pela educação dos filhos e, portanto, influencia de forma determinante no desenvolvimento do ser humano, nas suas dimensões afetiva, cognitiva, social e cultural.É ali, no seio da família onde os vínculos são criados e os valores, as crenças e os sentimentos se estabelecem. Ademais, não se pode deixar de analisar as influências históricas, culturais e sociais sobre os diferentes modelos de famílias e sobre as diferentes formas de relações parentais.Neste contexto, busca- se especificamente estudar como as crianças analisam as relações com seus pais, caracterizando os estilos parentais e as práticas educativas. Para tanto, utilizou -se uma metodologia qualitativa, do tipo descritiva, cujos participantes foram 15 crianças da escola pública, com idade variando entre 9 e 11 anos.O instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita para ser analisada a partir da análise de conteúdo bardiniana. Destaca-se, assim, a capacidade crítica das crianças e a importância de se realizar pesquisa com essa faixa etária auxiliando seus pais a refletirem sobre as consequências das relações parentais para seus filhos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Cristina Rabelo Loureiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relações parentais | pt_BR |
dc.subject | Estilos parentais | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da criança | pt_BR |
dc.title | O olhar das crianças de escola pública sobre as relações parentais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniela de Jesus Bezerra da Silva.pdf | PDF - Daniela de Jesus Bezerra da Silva | 11.81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.