Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paulo Júnior, Eugênio Pacelli Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T12:18:34Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T12:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19857 | - |
dc.description | PAULO JÚNIOR, Eugênio Pacelli Nunes. Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo intitulado: “Reforma Educacional Brasileira: Análise dos Impactos para o Profissional Docente” constitui-se em um trabalho que tem como objetivo central analisar o impacto das políticas educacionais (PEs) iniciadas na década de 1990 e suas sucessivas mudanças até as atuais legislações realçando sua trajetória histórica e repercussões para o profissional da educação básica. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa definimos como questão norteadora “Em que medida as recentes Políticas Educacionais de Formação Docente implicaram na valorização do profissional da educação”? Buscando atender esse foco, o texto está dividido em: 1) A introdução, onde se encontra a apresentação e os motivos que justificam esse trabalho, objetivos e percurso metodológico, o qual se considera de caráter bibliográfico; 2) Contextos e PEs da década de 1990: a reforma da educação, onde nos deteremos na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996 e dos Planos Nacionais de Educação – Lei 10.172/2001; 3) Breve retrospectiva da docência, no Brasil, examinar-se-á os determinantes legais de valorização docente e o debate que vem sendo feito acerca da temática; Finalmente, no item seguinte, analisaremos as questões apresentadas buscando ter um posicionamento crítico acerca das PEs e o impacto efetivo na profissão docente; fechando o texto nossas ponderações acerca deste estudo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciano Nascimento Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Valorização docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eugenio Pacelli Nunes Paulo Júnior.pdf | PDF - Eugenio Pacelli Nunes Paulo Júnior | 672.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.