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dc.contributor.authorSilva, Rafaela Alves de Mélo-
dc.date.accessioned2019-08-07T19:07:26Z-
dc.date.available2019-08-07T19:07:26Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.otherCDD 371.337-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19866-
dc.descriptionSILVA, R. A. de M. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: Estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande – PB. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractAs práticas lúdicas com a utilização de jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem, nas aulas de ciências vem sendo destaque nas metodologias educacionais. Apenas os modelos tradicionais com quadro e livro não alcançam uma aprendizagem qualitativa ao público de adolescentes em instituições educacionais atuais, e novas ferramentas lúdicas vem frequentemente sendo utilizadas como promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. A pesquisa “O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande - PB” teve como principal objetivo avaliar a eficácia dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem acerca da temática caatinga, em turmas do ensino fundamental II. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, no primeiro momento foi entregue um questionário, denominado pré-teste, onde os estudantes respondiam a partir de seus conhecimentos prévios, no segundo momento houve uma explanação expositiva e dialogada sobre a biodiversidade da caatinga ressaltando a importância de sua preservação e conservação, no terceiro momento utilizou-se do lúdico na forma de jogo da memória e bingo da caatinga e por fim no quarto momento foi aplicado um questionário de sondagem (pós teste). A participação ativa dos discentes, como também o entusiasmo ao participar da aula foram pontos relevantes na pesquisa, para o docente a eficiência no processo de ensino e aprendizagem também se configurou como evidência dessa metodologia. Na obtenção dos resultados foi possível saber que entre os atores sociais entrevistados 95,8% antes das oficinas didáticas preferiam assistir aulas com a exposição oral do professor, após a explanação oral e intervenção lúdica nos estudantes o índice de aceitação através da aula lúdica foi de 100%. Ao fim da pesquisa 91,7% reconheceram a caatinga como uma vegetação característica do nordeste brasileiro, onde antes 37,5% conheciam alguma espécie (animal ou vegetal) da caatinga, suas concepções mudaram através das falas dos estudantes e a qualidade do que aprenderam sobre o conteúdo, tendo seus conceitos prévios modificados e/ou ampliados sobre a formação vegetacional, ressaltando o quanto esse tipo de método auxilia na divulgação do conhecimento científico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Érica Caldas Silva de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.titleO lúdico no processo de ensino e aprendizagem da biodiversidade e conservação da caatinga: Estudo de caso para uma escola de ensino fundamental de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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