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dc.contributor.authorPaulo Júnior, Eugênio Pacelli Nunes-
dc.date.accessioned2019-08-08T17:31:33Z-
dc.date.available2019-08-08T17:31:33Z-
dc.date.issued2015-08-07-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19897-
dc.descriptionPAULO JÚNIOR, Eugênio Pacelli Nunes. Reforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docente. 2018. 36 f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo intitulado: “Reforma Educacional Brasileira: Análise dos Impactos para o Profissional Docente” constitui-se em um trabalho que tem como objetivo central analisar o impacto das políticas educacionais (PEs) iniciadas na década de 1990 e suas sucessivas mudanças até as atuais legislações realçando sua trajetória histórica e repercussões para o profissional da educação básica. Para o desenvolvimento deste trabalho de pesquisa definimos como questão norteadora “Em que medida as recentes Políticas Educacionais de Formação Docente implicaram na valorização do profissional da educação”? Buscando atender esse foco, o texto está dividido em: 1) A introdução, onde se encontra a apresentação e os motivos que justificam esse trabalho, objetivos e percurso metodológico, o qual se considera de caráter bibliográfico; 2) Contextos e PEs da década de 1990: a reforma da educação, onde nos deteremos na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394/1996 e dos Planos Nacionais de Educação – Lei 10.172/2001; 3) Breve retrospectiva da docência, no Brasil, examinar-se-á os determinantes legais de valorização docente e o debate que vem sendo feito acerca da temática; Finalmente, no item seguinte, analisaremos as questões apresentadas buscando ter um posicionamento crítico acerca das PEs e o impacto efetivo na profissão docente; fechando o texto nossas ponderações acerca deste estudopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luciano Nascimento Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectValorização docentept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleReforma educacional brasileira: análise dos impactos para o profissional docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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