Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1993
Título: La imagen del ángel y el mito del héroe en "ángel caído Sephyro el canto segundo", de Arturo Anaya Treviño
Autor(es): Araújo, Maylla Rolim de Sousa
Palavras-chave: Crítica Literária
Romance
Literatura Mexicana
Arquétipo
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O anjo é um dos arquétipos do inconsciente coletivo que mais atua nas manifestações artísticas mundiais. Apresentados na Bíblia Sagrada e em outros livros sagrados em todo o mundo como personagens secundários, como meros mensageiros da vontade divina. Os anjos têm ganhado espaço e credibilidade no imaginário coletivo e com o passar dos anos sua concepção foi mudando, fato que podemos comprovar nas manifestações artísticas ao longo da historia. Nosso objetivo é, portanto, fazer uma análise da imagem do anjo nas manifestações artísticas ao longo da história e principalmente como se apresenta na obra Ángel Caído Sephyro el canto segundo do escritor mexicano Arturo Anaya Treviño. Como são apresentados os nefilins ou sephyros e qual a relação dos acontecimentos na obra com os fatos narrados na Bíblia Sagrada. Fazendo uma análise simbólica do arquétipo do anjo e do herói como símbolos de união entre dois mundos, entre duas realidades, tomando a imagem do anjo como um dos casos mais complexos do simbolismo. Para tanto, nossa fundamentação teórica está calçada em François Laplantine e Liana Trindade (1997) que falam de imaginário, imagem e símbolo; Girard (1997) que classifica os símbolos e faz um estudo dos símbolos presentes na Bíblia; Jean Chevalier e Alain Gheerbrant (2002) que explica o conceito de símbolo definindo alguns símbolos encontrados em mitos e costumes populares, além de sonhos, gestos, formas, figuras, cores e números; Alan Unterman (1992) que explica alguns símbolos de lendas e tradições judaico cristãs; Luiz P. Grinberg (2003) que explica os conceptos da Psicologia Analítica traçados por C. G. Jung; Joseph Campbell (1990 y 2005) que fala sobre o poder do mito no imaginário coletivo e as múltiplas faces do herói y Carl Gustav Jung (2009) que, em suas teorias de Psicologia analítica, trata os símbolos como manifestações das imagens arquetípicas enraizadas no inconsciente coletivo universal. A análise nos mostra que mesmo com a mudança que a imagem do anjo tem sofrido com o passar dos anos, sua essência continua intacta. E que o arquétipo do anjo e do herói se apresenta na obra analisada de forma positiva e negativa. Positiva porque é por sua causa que Liutprando muda sua vida medíocre por uma vida de grandes realizações e de forma negativa porque ao final toma una forma destrutiva. Despertando em Liutprando sentimentos de fanatismo e possessão. Enaltecendo seu ego e, por consequência, levando-o a morte.
Descrição: Araújo, M. R. de S. La imagen del ángel y el mito del héroe en "ángel caído Sephyro el canto segundo", de Arturo Anaya Treviño. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1993
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maylla Rolim de Sousa Araújo.pdfMaylla Rolim de Sousa Araújo495 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.