Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedor, Roberta Jacqueline Saraiva-
dc.date.accessioned2019-08-15T14:03:30Z-
dc.date.available2019-08-15T14:03:30Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19966-
dc.descriptionAZEVEDO, R. J. S. O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos inicias do ensino fundamental. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO ensino e a aprendizagem de geografia nos anos iniciais apresentam uma grande distância daquilo que se almeja. A geografia escolar, em alguns contextos, é vazia de conteúdos e a forma como é ensinada carece de grandes transformações, seja nos aspectos ligados ao sentido para a vida dos discentes ou nos aspectos metodológicos. Assim, nosso interesse parte da necessidade do professor buscar meios que possibilitem maior interação e aprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, objetivamos analisar metodologias que podem ser usadas nas aulas de geografia para facilitar os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Para isso, buscamos compreender os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, estudando a utilização de metodologias ativas e discorrendo sobre alguns fatores que limitam o uso dessas metodologias ativas em sala de aula. Para tanto, para abordarmos essas questões realizamos pesquisa bibliográfica, buscando aporte teórico nos escritos de autores que tratam desta temática tais como: Filizola e Kozel (2009); Callai (2005); Callai (2010); Moraes e Castellar (2018); Straforini (2002); Straforini (2004), Pontuschka, Panganelli e Cacete (2009). Concluímos ressaltando a possibilidade de usar metodologias que fomentem a aprendizagem para a formação de alunos autônomos e preparados para agir e atuar no contexto que vivem torna-se uma saída para transformação do ensino. Porém, usar essas metodologias nem sempre é possível, uma vez que, existem alguns fatores que impedem sua utilização, como a falta de estrutura física da escola ou a formação do professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem de geografia nos anos inicias do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:63 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Jaqueline Saraiva Azevedo.pdf516.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.