Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19966
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedor, Roberta Jacqueline Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T14:03:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T14:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19966 | - |
dc.description | AZEVEDO, R. J. S. O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos inicias do ensino fundamental. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos iniciais apresentam uma grande distância daquilo que se almeja. A geografia escolar, em alguns contextos, é vazia de conteúdos e a forma como é ensinada carece de grandes transformações, seja nos aspectos ligados ao sentido para a vida dos discentes ou nos aspectos metodológicos. Assim, nosso interesse parte da necessidade do professor buscar meios que possibilitem maior interação e aprendizagem dos estudantes. Nesta perspectiva, objetivamos analisar metodologias que podem ser usadas nas aulas de geografia para facilitar os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Para isso, buscamos compreender os processos de ensino e de aprendizagem de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, estudando a utilização de metodologias ativas e discorrendo sobre alguns fatores que limitam o uso dessas metodologias ativas em sala de aula. Para tanto, para abordarmos essas questões realizamos pesquisa bibliográfica, buscando aporte teórico nos escritos de autores que tratam desta temática tais como: Filizola e Kozel (2009); Callai (2005); Callai (2010); Moraes e Castellar (2018); Straforini (2002); Straforini (2004), Pontuschka, Panganelli e Cacete (2009). Concluímos ressaltando a possibilidade de usar metodologias que fomentem a aprendizagem para a formação de alunos autônomos e preparados para agir e atuar no contexto que vivem torna-se uma saída para transformação do ensino. Porém, usar essas metodologias nem sempre é possível, uma vez que, existem alguns fatores que impedem sua utilização, como a falta de estrutura física da escola ou a formação do professor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.title | O ensino e a aprendizagem de geografia nos anos inicias do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Roberta Jaqueline Saraiva Azevedo.pdf | 516.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.