Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Marta Sibéria de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T14:17:38Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T14:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19980 | - |
dc.description | COSTA, M. S. S. A contação de histórias como mecanismo de aprendizagem: uma experiência no estágio supervisionado. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a importância do imaginário infantil para o desenvolvimento integral da criança, destaca-se a importância da contação de histórias, uma vez que incentiva o prazer pela leitura, possibilita o desenvolvimento do senso crítico, colabora na formação da personalidade da criança, propicia o envolvimento social e afetivo e explora a cultura e a diversidade. Dado o exposto, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a contribuição da contação de histórias para o desenvolvimento de habilidades diversas das crianças, a partir da vivência durante o Estágio Supervisionado III. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, fundamentada em Aranão (1996), Aragão (2012), Brito (1998), Ferreira (2009), PCNs entre outras teorias que defendem a ideia de usar essa metodologia como desenvolvimento integral, ou seja, mecanismo de inclusão no processo de ensino aprendizagem da criança e como estratégia pedagógica na Educação Infantil e nos anos iniciais. A pesquisa indica que a contação de história é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento cognitivo da criança, e que depende do envolvimento de várias funções assim como a linguagem, habilidade e estímulo de forma prazerosa, possibilitando um clima de confiança, descontração e de autoconfiança entre as crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | A contação de histórias como mecanismo de aprendizagem: uma experiência no estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 63 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marta Sibéria de Sousa Costa.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.