Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/200
Título: Avaliação microbiológica do uso de soluções aquosas na descontaminação de escovas dentárias: um estudo com acadêmicos de Odontologia
Autor(es): Rodrigues, Jorbênnia Mamede Carneiro
Palavras-chave: Higiene Bucal
Escova dental
Contaminação
Data do documento: 18-Set-2012
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia do Hipoclorito de Sódio a 1% e da Clorexidina a 2%, na descontaminação das escovas dentárias pertencentes a acadêmicos do curso de Odontologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Sendo a amostra composta por 30 acadêmicos, de ambos os gêneros. Para tanto, os acadêmicos foram divididos em dois grupos; teste (Hipoclorito de Sódio a 1% e Clorexidina a 2%) e controle. Ao grupo teste foi entregue um “ Kit de escovação” composto de escova dental com capa protetora e solução anti-séptica, bem como uma lista de orientações para utilização e armazenamento da escova dental, de acordo com Vilhena (2005), e ao grupo controle uma escova dental com capa protetora, deixando-os à vontade para uso. Para coleta dos dados utilizou-se também um questionário devidamente elaborado para pesquisa. Após 21 dias, as escovas dentais foram devolvidas para análise microbiológica, na qual foram utilizados dois meios, o Meio de Cultura Ágar Sangue e o Ágar Manitol Salgado. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes (70,0%) desconhecem algum método de desinfecção de escova dental, e 30,0% tinham conhecimento. Quanto ao armazenamento, 26,7% das escovas eram acondicionadas dentro do armário do banheiro; 46,7% armazenavam suas escovas em cima da pia dentro de algum recipiente ou porta escova, e 20% em outro local. Quanto aos procedimentos realizados com as escovas após o uso, 46,7% lavavam a cabeça da escova com água corrente, enquanto 23,3% lavavam a cabeça da escova e batiam na pia para retirar o excesso de água das cerdas, e 13,3% relataram lavar a cabeça da escova e passar os dedos nas cerdas para retirar água. Em relação as análises microbiológicas, 100% das amostras do grupo controle apresentaram contaminação bacteriana, enquanto as dos grupo teste, Hipoclorito de Sódio a 1% e Clorexidina a 2% não apresentaram contaminação. Logo, concluímos que a maioria dos acadêmicos de odontologia desconhecem métodos de desinfecção das escovas dentais, e o armazenamento e os cuidados com a escova após a higienização bucal foram deficientes; e em relação as análises microbiológicas, as duas soluções testadas, Clorexidina a 2% e Hipoclorito de Sódio a 1% apresentaram-se eficazes na desinfecção de escovas dentais. O grupo controle, o qual não utilizou nenhuma das soluções, apresentou crescimento microbiano, sendo este composto por microrganismos comuns da microbiota bucal.
Descrição: RODRIGUES, J. M. C. Avaliação microbiológica do uso de soluções aquosas na descontaminação de escovas dentárias: um estudo com acadêmicos de Odontologia. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/200
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jorbênnia Mamede Carneiro Rodrigues.pdfJorbênnia Mamede Carneiro Rodrigues1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.