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dc.contributor.authorGonçalves, Juliana de Melo-
dc.date.accessioned2019-08-16T18:21:46Z-
dc.date.available2019-08-16T18:21:46Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20011-
dc.descriptionGONÇALVES, J. de M. Educação especial, educação inclusiva e formação de professores: um estudo de caso. 2019. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDurante as décadas 1960, 1970 e 1980 a Educação Especial apresentava um modelo de ensino segregado, no qual os alunos contemplados nessa modalidade de ensino se encontram isolados em salas de aulas ou escolas especiais, agora tal público se encontra incluso nas salas de aulas e escolas regulares. Considerando as demandas da formação de professores para esta nova realidade, este trabalho tem como objetivo geral investigar que formação continuada apresentam os professores que atuam nas salas de aulas comuns nas quais estejam matriculados alunos público alvo da educação especial. Os objetivos específicos são: a) diferenciar formação inicial e formação continuada de professores; b) apresentar aspectos históricos/legais; c) conceituar da educação especial e educação inclusiva; d) identificar como essa formação continuada se manifesta na prática cotidiana de tais profissionais; e) verificar que visões esses profissionais possuem sobre a inclusão dos alunos público-alvo da educação especial; f) investigar se tais profissionais contam com uma equipe de apoio na escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter qualitativo. Foram realizados uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como referencial teórico, nos fundamentamos nos textos de JANNUZZI (2012), LIBÂNEO (2004), MANTOAN (2006), MAZZOTA (2005), MINETTO (2008) e vários documentos legais a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – nº. 9.394/96 e a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Os resultados mostraram que mesmo atendendo o público alvo da educação especial a grande maioria dos entrevistados não possui formação continuada especifica, sendo necessário maior incentivo ou interesse e investimento por parte dos próprios professores, união e das secretarias de educação federal, estaduais e municipais e também das instituições escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Débora Regina Fernandes Beníciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleEducação especial, educação inclusiva e formação de professores: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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