Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Francisco de Assis-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:00:20Z-
dc.date.available2019-08-21T14:00:20Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20073-
dc.descriptionARAÚJO, Francisco de Assis. Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO estágio docente debruça-se sobre a necessidade de uma relação objetiva entre teoria e prática, além de garantir um traço fundamental no processo de qualificação dos acadêmicos para a vida profissional. Meu estágio supervisionado ocorreu no ano de 2015 na Escola Monte Carmelo, na cidade de Campina Grande, com a supervisão do Professor José Antônio. A prática docente foi destinada à turma do 1° do médio (EJA) do período noturno. A metodologia partiu de: artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica; planos de aulas, métodos didático-pedagógicos, regência de classe e avaliações. Com características bastante heterogêneas, o alunado se mostrou bastante receptivo às indagações e propostas de aprendizado com destaque para a forma como alguns alunos veem as aulas de Língua Portuguesa. Eles apontam para um processo inatingível e que nunca conseguirão falar ou escrever “corretamente”. Diante da problemática, abordamos temas relacionados à variação linguística, influências decisivas de fatores sociopolíticos e epistemológicos e todos os mitos que envolvem o ensino da língua materna. Nota-se que a junção gramática e texto tem, de forma progressiva, encorpando-se e, portanto, o professor precisa definir metas baseadas nas características e anseios dos seus alunos para garantir resultados satisfatórios. Portanto, pensar no estágio é compreender sua relevância e vitalidade para a formação do docente, pois é “a espinha dorsal” que encadeia todas as disciplinas do curso de licenciatura e auxilia na resolução de eminentes problemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléa Gurjão Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.titleEstágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:93 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - FRANCISCO DE ASSIS ARAUJO.pdfPDF - Francisco de Assis Araújo1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.