Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Francisco de Assis | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T14:00:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T14:00:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20073 | - |
dc.description | ARAÚJO, Francisco de Assis. Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio docente debruça-se sobre a necessidade de uma relação objetiva entre teoria e prática, além de garantir um traço fundamental no processo de qualificação dos acadêmicos para a vida profissional. Meu estágio supervisionado ocorreu no ano de 2015 na Escola Monte Carmelo, na cidade de Campina Grande, com a supervisão do Professor José Antônio. A prática docente foi destinada à turma do 1° do médio (EJA) do período noturno. A metodologia partiu de: artigos científicos e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica; planos de aulas, métodos didático-pedagógicos, regência de classe e avaliações. Com características bastante heterogêneas, o alunado se mostrou bastante receptivo às indagações e propostas de aprendizado com destaque para a forma como alguns alunos veem as aulas de Língua Portuguesa. Eles apontam para um processo inatingível e que nunca conseguirão falar ou escrever “corretamente”. Diante da problemática, abordamos temas relacionados à variação linguística, influências decisivas de fatores sociopolíticos e epistemológicos e todos os mitos que envolvem o ensino da língua materna. Nota-se que a junção gramática e texto tem, de forma progressiva, encorpando-se e, portanto, o professor precisa definir metas baseadas nas características e anseios dos seus alunos para garantir resultados satisfatórios. Portanto, pensar no estágio é compreender sua relevância e vitalidade para a formação do docente, pois é “a espinha dorsal” que encadeia todas as disciplinas do curso de licenciatura e auxilia na resolução de eminentes problemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléa Gurjão Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Teoria | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.title | Estágio docente e suas implicações nas aulas de Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 93 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - FRANCISCO DE ASSIS ARAUJO.pdf | PDF - Francisco de Assis Araújo | 1.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.