Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/201
Título: Efeito de antioxidantes sobre resistência de união de dentes clareados
Autor(es): Marques, Jamila Leal dos Santos
Palavras-chave: Estética bucal
Clareamento odontológico
Dentística
Ácido ascórbico
Data do documento: 18-Set-2012
Resumo: Objetivo: Avaliar, in vitro, a influência de agentes antioxidantes com diferentes apresentações sobre a resistência de união de dentes submetidos à técnica de clareamento caseiro. Métodos: Oito molares humanos hígidos avulsionados, tiveram suas coroas hemiseccionadas no sentido mésio-distal e fixadas em placas de resina acrílica autopolimerizável. As faces vestibulares e linguais foram planificadas para melhor adesão. Os espécimes foram divididos em: grupo 1 - controle (sem tratamento); grupo 2 - peróxido de carbamida 16%; grupo 3 - peróxido de carbamida a 16% + ácido ascórbico 10% solução; grupo 4 - peróxido de carbamida a 16% + Ácido ascórbico 10% gel. Para o clareamento (G2, G3 e G4) o agente clareador foi aplicado por 4 horas. A aplicação dos agentes antioxidantes (G3 e G4) se deu por 10 minutos. Todos os grupos foram restaurados e compostos por no mínimo 15 corpos-de-prova cada (n=15). “Palitos” com área de 1 mm 2 , foram fixados em dispositivo de microtração e adaptados na máquina universal de ensaio. Os resultados foram submetidos à análise de variância – ANOVA e ao teste de TUKEY em nível de significãncia de 5% (p‹0,05). Resultados: O resultado comparativo entre os 4 grupos destacou que as médias variaram de 25,93 a 32,02 Mpa e para a margem de erro considerada (5,0%) não se comprovou diferença significativa entre os grupos (p > 0,05). Conclusão: não se comprovou diferença significativa entre os grupos. Os agentes antioxidantes não foram capazes de aumentar a resistência de união de dentes restaurados logo após clareamento.
Descrição: MARQUES, J. L. dos S. Efeito de antioxidantes sobre resistência de união de dentes clareados. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/201
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jamila Leal dos Santos Marques.pdfJamila Leal dos Santos Marques391.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.