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dc.contributor.authorMacêdo, Douglas Pereira de-
dc.date.accessioned2019-08-22T12:19:48Z-
dc.date.available2019-08-22T12:19:48Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.otherCDD 657-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20106-
dc.descriptionMACÊDO, D. P. de. Uma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino pública. 2019. 25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é analisar e comparar o conhecimento sobre educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de Ciências Contábeis. A presente pesquisa tem característica descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Foram analisados questionários respondidos por estudantes de uma instituição de ensino superior pública da cidade de Campina Grande – PB, atingindo uma satisfatória representação de 20,47% em um universo de 508 alunos matriculados na referida instituição. Os alunos foram divididos em dois grupos, novatos e veteranos. Os novatos consistem em alunos que estão cursando desde o 1º Período ao 5º Período (início até a metade da grade curricular), e o grupo denominado veteranos são os alunos do 6º Período ao 9º Período (que estão cursando da metade até o último ano) do curso de Ciências Contábeis. Os dados foram analisados em três etapas, onde a primeira etapa consistiu na análise das características dos respondentes, a segunda etapa foi analisada o desempenho dos alunos acerca de questões específicas sobre tributos e educação fiscal e a terceira e última etapa foi feita a análise do conhecimento que os alunos têm acerca da educação fiscal por meio de uma escala do tipo Likert. A primeira e segunda etapa foram analisadas por meio de percentuais simples acerca das características dos respondentes e o número de acertos respectivamente. Na terceira, etapa foi realizado o teste de médias não paramétricas Wilcoxon-Mann-Whitney, confirmando assim que não se deve rejeitar a Hipótese nula de que as médias do conhecimento de educação fiscal dos dois grupos (novato e veterano) são iguais estatisticamente. Conclui-se então, que não há uma diferença de conhecimento e opinião entre os grupos relacionado a educação fiscal.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectEducação fiscalpt_BR
dc.subjectTributopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPercepção do clientept_BR
dc.titleUma comparação do conhecimento relacionado à educação fiscal dos discentes novatos e veteranos do curso de graduação de ciências contábeis de um instituição de ensino públicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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