Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaustino, Dhaynar Joyce Canuto Soares-
dc.date.accessioned2019-08-22T17:31:38Z-
dc.date.available2019-08-22T17:31:38Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20139-
dc.descriptionFAUSTINO, D. J. C. S. Educação étnico-racial na educação infantil: discutindo a Lei 10.639/03. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade analisar a prática das professoras diante da possibilidade de uma vivência mais igualitária entre os alunos, de forma a contribuir com a aplicabilidade da lei 10.639/03 (BRASIL, 2003). A referida lei torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para tal investigação utilizamos a pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e o estudo de caso através de entrevistas realizadas com 3(três) professores, além disso, realizamos uma intensa análise bibliográfica fazendo forte referências a autores como Gomes (2012), Minayo (2009) e Munanga (2005). Podemos observar que tais profissionais não apresentavam conhecimento acerca dos preceitos dispostos no dispositivo legal, mas que atribuem uma certa relevância, mesmo que insuficiente, ao ensino da história e cultura afro- brasileira. É visto que há uma carência acentuada de aprofundamento do conteúdo do regulamento por parte dos educadores, o que interfere diretamente na abordagem em sala de aula da temática tratada. De forma geral, percebemos falhas no sistema de ensino que vão muito além de uma prática docente limitada, acarretando uma imensa lacuna na formação dos educandos, ocasionando o descumprimento da lei e a perpetuação de um ensino excludente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sheila Gomes de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLei 10639/03pt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleEducação étnico-racial na educação infantil: discutindo a Lei 10.639/03pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhaynar Joyce Canuto Soares Faustino.pdfPDF - Dhaynar Joyce Canuto Soares Faustino824.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.