Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20143
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Edilma Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T17:32:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T17:32:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20143 | - |
dc.description | SILVA, E. O. da. Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa objetiva analisar os desafios enfrentados pelo docente em sua prática pedagógica a luz do que foi visto o componente curricular de estágio supervisionado, enquanto realidade da docência. Analisa a conexão entre a teoria e a prática e, o que impossibilita a reciprocidade entre esses dois eixos, causando sua ruptura no cotidiano docente. Orienta-se pela busca da compreensão da ação do referido profissional, de sua identidade, das crises por ele vivenciadas, da sua didática, e dos obstáculos encontrados em seu processo de ensino para a garantia da aprendizagem dos alunos. Procura-se retirar o peso da culpa do ombro dos professores analisando a situação que provoca entraves e desafios em sua complexidade. Sendo uma pesquisa do tipo etnográfico (pois a fase inicial se deu na época de inserção em campo para observação) e bibliográfica com base teórica e documental, além da realização de entrevistas. Como principais fontes de análise teórica cita-se André (1995/2006), Freire (1997/2006/2014), Rays (1996), Feuerbach (2005), Damis (1996), Marconi; Lakatos (2003), Pereira; e Martins (2002). As entrevistas foram aplicadas a quatro docentes da educação infantil e fundamental I da rede municipal de ensino. Os resultados apontam para a existência de uma dicotomia entre o que está mostra nas leis e nas teorias e o que de fato se efetiva na práxis, o que conduz a conclusão de que existem ainda muitos desafios a serem superados no exercício da docência. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Desafios na docência | pt_BR |
dc.title | Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edilma Oliveira da Silva.pdf | PDF - Edilma Oliveira da Silva | 838.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.