Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20177
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Mayane Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T16:27:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T16:27:00Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20177 | - |
dc.description | MELO, M. A. de. Mediação de conflitos no âmbito escolar: um estudo de caso na Escola Santa Ângela em João Pessoa. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A mediação escolar vem ganhando espaço e promovendo uma nova abordagem de transformação de conflitos com diferentes formas e abrangendo vários atores da comunidade escolar, em especial o aluno como agente transformador da paz. A partir de uma perspectiva dos Estudos Para Paz (EPP), a mediação é um processo de caráter voluntário e confidencial, conduzido por uma terceira pessoa imparcial, no caso o mediador, que permite a aproximação entre as partes em conflito, apoiando a tentativa de encontrar interesses em comum transformando, assim, o conflito. A ferramenta da mediação escolar trata-se de um meio interativo na resolução de conflitos, é uma abordagem de construção de uma cultura de paz de baixo para cima, de forma que as pessoas da comunidade escolar possam entrar em acordo sem a necessidade de interferências externas para a sua resolução. O objetivo geral deste trabalho é analisar a eficácia da mediação escolar em projetos para resolução de conflitos intraistitucionais, sendo esta uma das ferramentas para a construção do diálogo e transformação do conflito, proporcionando aos alunos o protagonismo e a capacidade de mediar os próprios conflitos com seus pares de forma pacífica e sem violência, através do projeto de Mediação escolar na escola Santa Ângela. Atendendo a revisão teórica sobre a mediação escolar, como uma ferramenta para a transformação do conflito, e diante da implementação do projeto, os objetivos específicos serão buscar compreender como mediar um conflito sem o uso da força onde pode ser solucionado por meio da mediação; Observar as pratica de mediação e analisar a sua efetividade como uma ferramenta para a cultura de paz; Analisar qual o impacto da mediação na escola Santa Ângela, após a implementação do projeto Mediação Escolar. Para elucidar a abordagem teórica será utilizado o método de estudo de caso, realizado no período de março a maio de 2018, com base na iniciativa de mediação da Escola Santa Ângela, em João Pessoa PB, ainda em implementação, que busca desenvolver um ambiente onde o conflito seja visto como natural, tornando protagonistas os próprios alunos e o corpo docente da escola, enquanto que os valores da tolerância, igualdade e da paz sejam incentivados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Paulo Roberto Loyolla Kuhlmann | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mediação escolar | pt_BR |
dc.subject | Transformação de conflitos | pt_BR |
dc.subject | Cultura de paz | pt_BR |
dc.subject | Mediação de conflitos | pt_BR |
dc.title | Mediação de conflitos no âmbito escolar: um estudo de caso na Escola Santa Ângela em João Pessoa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 52 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mayane Araújo de Melo.pdf | Mayane Araújo de Melo | 11.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.