Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20237
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Paola Ravelly da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T12:08:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T12:08:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 152.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20237 | - |
dc.description | VASCONCELOS, P. R. da S. A contribuição da psicomotricidade em casos de alunos com disgrafia. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A psicomotricidade esta intimamente ligada a todos os movimentos corpóreos desde os mais "simples" até os mais "complexos" é uma excelente ferramenta para a obtenção de uma boa escrita, visto que ela está presente em nossas vidas até nos mínimos gestos e de suma importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. O presente Trabalho de Conclusão de Curso baseia-se no seguinte questionamento: Qual é a contribuição da psicomotricidade para os casos de disgrafia?. Esse questionamento, entre outros fatores foram essenciais para nos levar a investigar sobre a psicomotricidade x disgrafia. Partindo dessa linha de raciocino, objetivamos com nosso artigo cientifico compreender a importância e a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento dos alunos que apresentam casos de disgrafia. Para a realização de nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos em nosso aporte teórico, os seguintes autores: Ajuriaguerra (1988), Barreto (2000), Costa (2010), Fonseca (1995, 1998), Garcia (1998), Haetinger (2005), Levin (2007), Oliveira (2007), entre outros, visando promover uma maior reflexão acerca da temática a qual está sendo proposta. Logo, a temática a ser abordada e discutida surgiu a partir da inquietação de compreender de que maneira a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento de alunos com disgrafia. Ao final de nosso estudo, constatamos que a partir do momento em que a psicomotricidade passa a ser integrada a uma atividade escolar, ela torna-se uma forte aliada para as crianças que apresentam distúrbios de grafia. Uma vez que, a psicomotricidade irá facilitar o processo de desenvolvimento integral da criança. Promovendo assim o desenvolvimento das capacidades de pensamento e criatividade (aspecto intelectual), do controle muscular, de equilíbrio e dos sentidos em geral (aspecto psicomotor), do ponto de vista afetivo, o jogo é uma atividade de treinamento que permite a criança expressar-se livremente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rônia Galdino da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Disgrafia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação psicomotora | pt_BR |
dc.title | A contribuição da psicomotricidade em casos de alunos com disgrafia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Paola Ravelly da Silva Vasconcelos.pdf | PDF - Paola Ravelly da Silva Vasconcelos | 589.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.