Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Gustavo Vinicius de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T21:48:10Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T21:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20251 | - |
dc.description | GOMES, G. V. de O. Ensinar e educar para igualdade racial: Zumbi e o dia da consciência negra nas histórias em quadrinhos. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda sobre as questões raciais na perspectiva do povo negro a partir das histórias em quadrinhos, enfatizando as possibilidades pedagógicas deste gênero literário no campo educacional. Ressaltamos a relevância metodológica, pedagógica e formativa de se trabalhar com pode ser um instrumento pedagógico importante para a sala de aula, sobretudo, no debate acerca da inclusão da história e da cultura afro-brasileira. Discutir sobre a consciência negra e sua representação com base nas histórias em quadrinhos permite educar para uma proposta de interação e integração dos saberes do povo negro com base nos pressupostos da educação para as relações étnico-raciais. O presente estudo situa-se no campo teórico da história cultural, a qual busca ressaltar a importância de educar e conferir valor à luta e à resistência negra a partir das histórias em quadrinhos. Nosso objetivo residiu em problematizar como a questão étnico-racial, na perspectiva do povo negro, apresentada nas histórias em quadrinhos, propicia o debate sobre a igualdade racial. Entre os autores que trabalhamos estão: Santos e Vergueiro (2002); Mário Feijó (1997); Finger (2012); Canen e Moreira (1999); Bernardo (2011); Pereira e Silva (2012); Omena (2011); Neto (2017); Tanino (2011) e Alcântara (2014). Este estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, utilizou-se como fonte a história em quadrinhos e legislações sobre o tema. Os resultados mostraram que é possível utilizar o gênero história em quadrinhos para promover uma educação em uma perspectiva inclusiva do povo negro no espaço escolar, conscientizando os alunos para os valores e cultura dessa população. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Drª Patrícia Cristina de Aragão. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Educação ético-racial | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Negro | pt_BR |
dc.title | Ensinar e educar para igualdade racial: Zumbi e o dia da consciência negra nas histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - GUSTAVO VINICIUS DE OLIVEIRA GOMES.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.