Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20305
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Katarina Moura | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T16:27:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T16:27:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20305 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, K. M. História local e patrimônio: tecituras de aprendizagens históricas no contexto da educação patrimonial. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se analisar sobre memória e patrimônio na perspectiva da História local. Trata-se, pois, de refletir sobre o próprio conceito e importância da memória e patrimônio para o saber histórico escolar e para a formação educativa do alunado bem como na desenvoltura de metodologias que facilitem a prática docente para o ensino do lugar. O objetivo geral do trabalho é discutir sobre memória e patrimônio na perspectiva da história local tendo como base a educação patrimonial no que condiz ao ensino fundamental II. Verificaremos a partir dos Projetos Político Pedagógico de duas escolas públicas de Campina Grande-PB, bem como as próprias politicas públicas de educação como os PCNs, LDB e BNCC, corroboram com a dinâmica da História Local, e a noção de identidade. Desta maneira, a pesquisa que se sucederá adentra no campo da Nova História sócio/cultural apoiando-se na contribuições de historiadores como Bloch (2001), Barros (2004), Halbwachs (2006), Vogt (2008), Pollak (1992), entre outros. A pesquisa nos permite mostrar que no contexto do ensino de história, a discussão, ensino e aprendizagem em torno da história local mediada pela memória e o patrimônio histórico, abre um leque de possibilidades para o conhecimento e reconhecimentos dos saberes do local e suas dimensões educativas no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dra. Patrícia Cristina de Aragão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.title | História local e patrimônio: tecituras de aprendizagens históricas no contexto da educação patrimonial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - KATARINA MOURA ALBUQUERQUE.pdf | 696.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.