Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2033
Título: Tendências na educação infantil sobre o gênero e educação: um balanço na cidade de Campina Grande, PB
Autor(es): Barros, Adeilson Paulino de
Palavras-chave: Educação
Educação Infantil
Prática Docente
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho faz uma analise reflexiva sobre o homem como professor de Educação Infantil, visto que este espaço é extremamente feminino e o masculino não tem um lugar de destaque. Entende-se que o cuidar materno está ligado a mãe e fica bem representada por uma mulher. No entanto fica difícil o homem ocupar esse espaço. Durante a nossa investigação tendo como instrumento metodológico o questionário, sendo a pesquisa de cunho qualitativa. Tendo como estudos os teóricos como OLIVEIRA (2002), ALMEIDA (1999), REDIN (2007), JÚNIOR (2010), PICAZIO (1999) entre outros. Vimos que o sentido do cuidar está associado como uma caracterização das atribuições do sexo feminino, e as gestoras de redes públicas não vêem problema em aceitar em suas instituições profissionais do sexo masculino no momento que tem uma visão que este cargo não é atribuição de um determinado gênero e sim, sua habilitação e competência. Neste sentido pretende-se desmistificar que essa profissão não é especifica de um determinado gênero, podendo ser exercida por quem se qualificou, sendo as instituições infantis um dos caminhos para desconstruir esse preconceito que está enraizado ao longo do tempo.
Descrição: Barros, A. P. de. Tendências na educação infantil sobre o gênero e educação: um balanço na cidade de Campina Grande, PB. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2033
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adeilson Paulino de Barros.pdfAdeilson Paulino de Barros558.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.