Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Railson Bezerra de-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:22:16Z-
dc.date.available2019-09-02T13:22:16Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.otherCDD 028.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20371-
dc.descriptionARAUJO, R. B. de. A contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEm seu contexto histórico, as histórias em quadrinhos (HQs) sofreram um processo de rejeição à aceitação significante. Apesar de encontrar dificuldades para firmar sua importância e contribuição no processo de ensino-aprendizagem e formação de leitores, hoje, as HQs possuem sua autonomia como ferramenta metodológica, sendo utilizadas por docentes de diversas áreas e reconhecidas oficialmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Considerando as histórias em quadrinhos como um gênero textual sociodiscursivo e comunicativo e tendo como base as teorias metodológicas de Vergueiro (2012), Saraiva e Mügge (2006), Mendonça (2015) entre outros autores, buscamos explicar o motivo principal da escolha desse gênero como instrumento didático em sala de aula e as contribuições que seu uso fomenta. Além dos estudos teóricos, uma coleta de dados através de uma entrevista com professores de português nos possibilitou o conhecimento de como o gênero HQs é usado nas salas de aula atualmente. Como etapa final, lançamos propostas metodológicas da utilização dos quadrinhos em aula. Dessa forma, reconhecemos as histórias em quadrinhos como um recurso que auxilia no desenvolvimento do aluno em seus aspectos leitores, cognitivos e críticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Danielle dos Santos Mendes Coppipt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectInstrumento didáticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA contribuição metodológica das HQs no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railson Bezerra de Araujo.pdfPDF - Railson Bezerra de Araujo948.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.