Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Francisco Soares de-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:23:31Z-
dc.date.available2019-09-02T13:23:31Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.otherCDD 372.890-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20372-
dc.descriptionLIMA, F. S. de. História e movimentos sociais negros: a implementação da Lei 10.639/2003 no currículo de uma escola de ensino fundamental e médio na cidade de Mamanguape - PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos a implementação da Lei 10.639/2003 no currículo de uma escola pública estadual na cidade de Mamanguape-PB, ou seja, trata-se de um exercício de reflexão sobre como professores/as do ensino fundamental II e professores do ensino médio estão trabalhando em sala de aula com os conteúdos de história e cultura afro- brasileira e africana. Para tanto, entrevistamos 08 docentes da escola os quais responderam a um questionário com questões abertas. De posse dos questionários, analisamos as respostas e dialogamos com pesquisadores/as que discutem sobre a educação étnico-racial e temáticas correlatas, a exemplo de Gomes, Munanga, Fernandes e Chagas. A partir das formulações desses autores/as fundamentamos as reflexões pertinentes às experiências identificadas na escola em Mamanguape. Concluímos que implementar a Lei 10.639/2003 é um processo permanente que exige do/a professor/a mudança de percepção de olhar com relação as pessoas negras na sociedade brasileira, por extensão perpassa pela construção do currículo escolar, democratização da escola, formação docente e acesso a material didático. Portanto, passa uma série de fatores, e não apenas a vontade do/a professor/a.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectHistória africanapt_BR
dc.subjectImplementação da Lei 10.639/2003pt_BR
dc.titleHistória e movimentos sociais negros: a implementação da Lei 10,639/2003 no currículo de uma escola de ensino fundamental e médio na cidade de Mamanguape - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Soares de Lima.pdfPDF - Francisco Soares de Lima880.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.