Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/204
Título: Tomada de decisão : manter o dente ou substituí-lo por implante
Autor(es): Falcão, Mariana Alves
Palavras-chave: Periodontia
Lesão de furca
Implante dentário
Data do documento: 18-Set-2012
Resumo: O tratamento de dentes com lesão de furca é considerado um dos procedimentos mais complexos na clínica periodontal. Além dos aspectos técnicos, envolve o estabelecimento de um prognóstico para o elemento dental em questão, o que influência diretamente o plano de tratamento. Com base nos estudos da literatura, esse trabalho se propôs fazer uma reflexão crítica a respeito dos limites do tratamento periodontal, assim como a tomada de decisão: manter o dente ou substituí-lo por implantes, enfatizando as principais evidências para a escolha mais segura a fim de alcançar altos índices de sucesso. Embora a literatura demonstre de maneira convincente que a doença periodontal tem cura, mesmo em dentes com reduzido suporte periodontal, desde que tratados e mantidos de maneira adequada, existe uma popularização crescente relacionada ao uso de implantes, que quando bem indicados e tecnicamente bem executados, também apresentam bons resultados, porém fatores de risco que estão associados à perda dentária, como suscetibilidade à doença e hábito de fumar parecem estar associados as maiores complicações em implantes, dentre estas complicações a mais prevalente são as periimplantites. Desse modo, além de avaliar aspectos anatômicos, clínicos e econômicos que diferem as duas alternativas terapêuticas em questão, tratamento periodontal conservador ou implante dentário, o primeiro torna-se indispensável antes da instalação dos implantes, consequentemente diminuindo a possibilidade de infecção por periodontopatógenos e a possibilidade de ocorrência de periimplantite.
Descrição: FALCÃO, M. A. Tomada de decisão : manter o dente ou substituí-lo por implante. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/204
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Alves Falcão.pdfMariana Alves Falcão619.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.