Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2042
Título: A relação entre senhores e escravos em Max Stirner e Friedrich Nietzsche
Autor(es): Soares, Breno Dutra Serafim
Palavras-chave: Dialética
Escravidão
Tresvaloração
Nilismo
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Neste trabalho analisamos a relação entre senhores e escravos na obra dos autores Max Stirner e Friedrich W. Nietzsche, buscando salientar as consequências que essa temática tem em relação à totalidade da obra de ambos. Partimos de uma explanação da dialética entre o senhor e o escravo na Fenomenologia do Espírito de Hegel, porque entendemos que ambos tecem suas considerações acerca do tema com base numa leitura prévia desta obra. Em Stirner, detectamos que a escravidão não se dá somente na relação entre pessoas, mas também na própria maneira de pensar dos modernos, que sempre mantém relações fundadas num absoluto, seja transcendente ou imanente. Em Nietzsche, descobrimos que uma compreensão mais arraigada do niilismo ou da decadência dos valores superiores, bem como o desenvolvimento do método genealógico, lhe possibilitaram trabalhar com os termos senhor e escravo de forma a operar uma tresvaloração de todos os valores, algo que Stirner não havia feito.
Descrição: Soares, B. D. S. A relação entre senhores e escravos em Max Stirner e Friedrich Nietzsche. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2042
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Breno Dutra Serafim Soares.pdfBreno Dutra Serafim Soares507.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.