Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2043
Título: A ética da revolta em Albert Camus
Autor(es): Silva, Thiago Gomes da
Palavras-chave: Ética
Solidariedade
Albert Camus
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem como intuito discutir as temáticas abordadas por Camus( o Absurdo, Suicídio e a Revolta), em suas obras, percorrendo toda discussão cerca da vida humana e mas precisamente a certeza da morte tão relatada por este autor. Até chegarmos ao ponto central, que seria a criação de uma Ética da Revolta, que afirme o homem e possua como ponto crucial a Solidariedade, visto que só através desta é que podemos num mundo sem Deus e sem a ética cristã, sermos humanitários e fraternos uns com os outros. O caminho da articulação entre a percepção da realidade e a postura diante dos fatos ordinários existentes no mundo, é que leva Camus a desenvolver suas teses, visando o aprimoramento das relação humanas, visto que, estas ficaram defasadas a partir do momento que o homem se distância do próprio homem, criando assim seu próprio mundo ou seguindo a criação dos outros, mas nunca vivenciando e se relacionando com o outro, tornado-se um ser isolado e sozinho no mundo, e é este tipo de relação do homem como o próprio homem que Camus quer eliminar, que seria de indiferença e egoísmo, pois só através da união é que os homens conseguirão vencer, “ a peste” existente no mundo. Por esta razão este autor acredita que liberdade não pode ser alcançada pela guerra, visto que nada se consegue legitimamente pela força, só se pode conseguir a liberdade através da união e do respeito entre os homens Ele também demonstrará, que para o homem perceber sua condição de miséria, ele deve primeiro tomar consciência do Absurdo que é sua vida, uma rotina cansativa e sem sentido, só dessa forma ele poderá atingir, a Revolta, e se tornar livre.
Descrição: Silva, T. G. da. A ética da revolta em Albert Camus. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2043
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Gomes da Silva.pdfThiago Gomes da Silva481.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.