Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2044
Título: A angústia enquanto abertura fundamental da presença (ser-aí) em "Ser e Tempo"
Autor(es): Figueiredo, Kleiton Ferreira de
Palavras-chave: Angústia
Ser
Decadência
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo trabalha com a perspectiva de compreender o fenômeno da angústia dentro da obra “Ser e Tempo” de Martin Heidegger. Ou seja, revelar a angústia como uma disposição fundamental capaz de repor a presença a caminho do seu poder-ser autêntico. Para tanto, torna-se imprescindível uma compreensão prévia de alguns conceitos relevantes para melhor visualizar o fenômeno da angústia. É necessário, num primeiro momento, entender a problemática a respeito do ser, indicar o ente investigador do sentido do ser e trazer à luz as estruturas constituintes, básicas, que envolvem esse ente (Ser-no-mundo, Mundo, Ocupação e Preocupação). Num segundo momento, explicitar o caimento da presença na decadência do impessoal e a sua possibilidade de abertura de cura na disposição fundamental da angústia.
Descrição: Figueiredo, K. F. de. A angústia enquanto abertura fundamental da presença (ser-aí) em "Ser e Tempo". 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2044
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleiton Ferreira de Figueiredo.pdfKleiton Ferreira de Figueiredo550.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.