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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Leite, Danielly Gualberto | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T18:23:59Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T18:23:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.369 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20446 | - |
dc.description | LEITE, D. G. Análise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista. 2019. 201 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos principais motivos que colabora para as crianças terem limitações com o processo de alfabetização nas escolas são os transtornos de aprendizagem. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do distúrbio de desenvolvimento neurológico que é caracterizado por limitações das habilidades sociais, práticas e de comunicação, além de comportamentos padronizados. O processo do desenvolvimento de aplicações proporciona um apoio significativo levando em consideração uma série de requisitos que atenda às pessoas com essa limitação. Uma forma de contornar essas limitações é propor a instrumentalização de uma aplicação informatizada gamificada para ser utilizada em ambiente escolar de crianças e adolescentes com TEA em atividades que envolvem as habilidades sociais, conceituais e práticas. Esse recurso desenvolvido auxilia no acompanhamento diário das atividades agendadas e na escola e na rotina em casa com os pais, tendo como objetivo estimular a atenção e a organização da rotina escolar e diária através de recompensas, estimulando das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar. Nessas circunstâncias, o presente trabalho não se limita apenas a desenvolver uma aplicação, mas também analisa a qualidade da usabilidade da aplicação. Dessa forma, foi desenvolvido e analisado um instrumento informatizado para o agendamento e acompanhamento das habilidades adaptativas sociais, conceituais e práticas de crianças ou adolescentes (entre 6 a 14 anos de idade) com TEA. Para tanto, foi elaborado e aplicado survey exploratório supervisionado junto a profissionais da área específica em estudo, da cidade de Patos-PB, com o intuito de coletar/comparar as informações com base na qualidade dos comentários e observações feitos pelos aplicadores, a fim de determinar as vantagens e limitações de cada método. Os resultados apontaram que a aplicação possui um desempenho satisfatório no processo de agendamento de atividades escolares e nas rotinas para crianças ou adolescentes com TEA tornando-se uma ferramenta de apoio pedagógico e doméstico para auxiliar no desenvolvimento das habilidades adaptativas, práticas e conceituais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Ma. Aislânia Alves de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de software | pt_BR |
dc.title | Análise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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