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dc.contributor.authorLeite, Danielly Gualberto-
dc.date.accessioned2019-09-03T18:23:59Z-
dc.date.available2019-09-03T18:23:59Z-
dc.date.issued2019-06-13-
dc.identifier.other21. ed. CDD 005.369-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20446-
dc.descriptionLEITE, D. G. Análise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista. 2019. 201 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.pt_BR
dc.description.abstractUm dos principais motivos que colabora para as crianças terem limitações com o processo de alfabetização nas escolas são os transtornos de aprendizagem. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) faz parte do distúrbio de desenvolvimento neurológico que é caracterizado por limitações das habilidades sociais, práticas e de comunicação, além de comportamentos padronizados. O processo do desenvolvimento de aplicações proporciona um apoio significativo levando em consideração uma série de requisitos que atenda às pessoas com essa limitação. Uma forma de contornar essas limitações é propor a instrumentalização de uma aplicação informatizada gamificada para ser utilizada em ambiente escolar de crianças e adolescentes com TEA em atividades que envolvem as habilidades sociais, conceituais e práticas. Esse recurso desenvolvido auxilia no acompanhamento diário das atividades agendadas e na escola e na rotina em casa com os pais, tendo como objetivo estimular a atenção e a organização da rotina escolar e diária através de recompensas, estimulando das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar. Nessas circunstâncias, o presente trabalho não se limita apenas a desenvolver uma aplicação, mas também analisa a qualidade da usabilidade da aplicação. Dessa forma, foi desenvolvido e analisado um instrumento informatizado para o agendamento e acompanhamento das habilidades adaptativas sociais, conceituais e práticas de crianças ou adolescentes (entre 6 a 14 anos de idade) com TEA. Para tanto, foi elaborado e aplicado survey exploratório supervisionado junto a profissionais da área específica em estudo, da cidade de Patos-PB, com o intuito de coletar/comparar as informações com base na qualidade dos comentários e observações feitos pelos aplicadores, a fim de determinar as vantagens e limitações de cada método. Os resultados apontaram que a aplicação possui um desempenho satisfatório no processo de agendamento de atividades escolares e nas rotinas para crianças ou adolescentes com TEA tornando-se uma ferramenta de apoio pedagógico e doméstico para auxiliar no desenvolvimento das habilidades adaptativas, práticas e conceituais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Ma. Aislânia Alves de Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de espectro autistapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectQualidade de softwarept_BR
dc.titleAnálise da qualidade de uma aplicação mobile gamificada para estimulação das habilidades preditoras do desenvolvimento organizacional do cotidiano escolar em crianças e adolescentes com transtorno de espectro autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

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