Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Daniela Helena do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-03T18:24:02Z | - |
dc.date.available | 2019-09-03T18:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20447 | - |
dc.description | NUNES, D. H. do N. Gestão democrática escolar: reflexões sobre os instrumentos de gestão, um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano, em Guarabira - PB. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar como acontece o processo da gestão na escola pública, Centro Educacional Edivardo Toscano. Na elaboração do artigo, apresentamos o conceito de gestão democrática, a atuação do gestor, a proposta da escola (PPP), os conselhos escolar e de classe e os desafios dos gestores no espaço escolar. Para realizarmos este estudo buscamos os seguintes teóricos: Libâneo (2006), Paro (2016), Luck (2007), BRASIL (2019) e Veiga (2001) dentre outros, que embasaram este trabalho. Na metodologia optamos por uma revisão da literatura, ou seja, uma pesquisa bibliográfica onde iniciamos falando um pouco sobre a gestão democrática, a participação e a autonomia da escola. Tratamos também sobre os instrumentos da gestão e a importância dos mesmos. A pesquisa de campo foi realizada no CEET (Centro Educacional Edivardo Toscano) para termos uma visão real sobre o que nos propomos a pesquisar e como resultados apontamos as seguintes considerações: a gestão democrática escolar ainda precisa ser bastante discutida e pensada, assim como os desafios de sua efetivação nas escolas, no PPP, na relação família e escola e o gestor como peça central na mediação das relações entre a comunidade escolar e circunvizinha. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciana Silva do Nascimento | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Instrumento da gestão | pt_BR |
dc.subject | Participação escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática escolar: reflexões sobre os instrumentos de gestão, um estudo de caso no Centro Educacional Edivardo Toscano, em Guarabira - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniela Helena do Nascimento Nunes.pdf | PDF - Daniela Helena do Nascimento Nunes | 646.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.