Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2051
Título: A relação entre níveis de letramento e trabalho operacional em uma empresa calçadista de Campina Grande
Autor(es): Pereira, Joana D'arc
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Operário - Empresa
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este artigo objetiva analisar a relação entre níveis de letramento e o trabalho de operários em uma empresa calçadista de Campina Grande/PB, através do estudo de caso. A pesquisa foi motivada pela constatação de que a indústria calçadista é um ramo que tem sido afetado pelo processo de reestruturação produtiva, sendo um setor que tem sido contemplado por poucos estudos acadêmicos. Trata-se de um setor importante do ponto de vista da geração de emprego e renda, mas que tem se deparado com sérios problemas relacionados à formação de mão-de-obra, posto que a maioria dos trabalhadores de setores operacionais pouco frequentou a escola formal e, mesmo quando apresentam melhores níveis de escolarização apresentam pouca capacidade de leitura, de interpretação e de realização das atividades básicas para os setores nos quais estão empregados. A maioria dos operários afirma ter deixado de estudar cedo devido à necessidade de trabalhar desde a infância ou adolescência. Isto revela que os mesmos foram evadidos/expulsos/excluídos da escola.
Descrição: Pereira, J. D. A relação entre níveis de letramento e trabalho operacional em uma empresa calçadista de Campina Grande. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2051
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana D'arc Pereira.pdfJoana D'arc Pereira218.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.