Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2053
Título: "Juntar letras... juntar sílabas... juntar palavras..." ou da relação entre práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores proficientes
Autor(es): Fernandes, Mirele Barbosa
Palavras-chave: Prática de leitura
Leitura
Leitores
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho partiu da relevância do tema leitura, na atualidade, e da preocupação da pesquisadora com a ausência de práticas de leitura conseqüentes numa turma de 5º ano. Entende-se que esta ausência interfere negativamente no desenvolvimento da proficiência em leitura e na construção do gosto e do hábito de ler. Definiu-se como objetivo do trabalho analisar a relação entre a prática de leitura em sala de aula e a formação de leitores proficientes. Trata-se de um estudo de campo, utilizando como instrumento a entrevista, questionários e registros de observações do cotidiano da sala de aula. Os sujeitos da pesquisa foram à professora e os 24 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da rede pública de ensino, localizada no bairro de São José da Mata, distrito de Campina Grande-PB. O estudo alude que: a docente e os alunos apresentaram dificuldade em expressar uma concepção de leitura; a docente relaciona a leitura apenas ao desenvolvimento da oralidade, e os alunos a vêem como um processo mecânico de codificação de sinais e símbolos gráficos; a escola não dispõe de uma biblioteca ou sala de leitura e os poucos livros existentes advêm de um projeto chamado de Pró-biblioteca (grande baú de madeira com livros); a docente lê mais paradidáticos, e por necessidade; suas leituras por prazer são as de auto-ajuda; todos os alunos gostam de ler; na classe, lêem o livro didático, e em casa são feitas leituras para realização das atividades extraclasse e também leituras por prazer, as quais são realizadas em revistas, gibis, cordéis, rótulos, etc.; o fato de os alunos, em sala, lerem livros didáticos, e em casa buscarem gêneros textuais bem diferentes, deixa claro que a escola não está influenciando o gosto do leitor, além de limitar o acesso deles a outros materiais escritos; as dificuldades enfrentadas pela docente no trabalho com a leitura são o analfabetismo da família e a falta de estimulo por parte desta; com relação aos alunos as dificuldades no ato de ler, remetem à decodificação dos signos.
Descrição: Tavares, M. B. "Juntar letras... juntar sílabas... juntar palavras..." ou da relação entre práticas de leitura em sala de aula e formação de leitores proficientes. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2053
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirele Barbosa Fernandes.pdfMirele Barbosa Fernandes385.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.