Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Rogério Mendonça de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-09T12:48:47Z | - |
dc.date.available | 2019-09-09T12:48:47Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 796 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20532 | - |
dc.description | MELO, Rogério Mendonça de. Esportes de invasão nas aulas de Educação Física : diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi apresentar e discutir experiências de ensino no trato com os esportes de invasão nas aulas de educação física na escola no 6º ano do ensino fundamental da educação básica, a partir da prática de ensino no estágio supervisionado II, de forma a refletir sobre a intervenção pedagógica, seus desafios e apontamentos pedagógicos para o trato dos esportes de invasão nas aulas de Educação Física escolar. As questões de estudo foram: Quais as estratégias metodológicas facilitadoras para a apropriação de conhecimento dos esportes de invasão? Quais apontamentos pedagógicos foram revelados para o trato dos esportes de invasão?A natureza do estudo é qualitativa e caracterizou-se como pesquisa de campo. O público-alvo foi constituído por três (03) turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, totalizando 63 alunos de uma escola pública da rede municipal de João Pessoa – PB. Os dados foram coletados através das observações, e registradas nos diários de campo que consistiu num total de 30 aulas, tendo sido incluído nos diários as conversas, registros reflexivos, debates com alunos e trocas de experiência com o professor da escola. Os apontamentos pedagógicos que foram revelados para o trato dos esportes de invasão são desde as aulas expositivas dialogadas que possibilitaram outro formato de aula, onde o aluno foi chamado para refletir, debater, questionar sobre os esportes de invasão passando pelas técnicas de ensino tradicionais e abertas. Ao professor cabe a insistência nas técnicas de pesquisa, fazendo com que o aluno compreenda os esportes de invasão, a partir de suas buscas, provocações lançadas pelo professor que façam ele encontrar respostas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elaine Melo Brito Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Educação Física na escola | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Esportes de invasão nas aulas de Educação Física: diálogos com a prática pedagógica na experiência de Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - PARFOR - ED. FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rogério Mendonça de Melo.pdf | PDF - Rogério Mendonça de Melo | 621.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.