Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20600
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Marcelo Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T15:01:02Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T15:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20600 | - |
dc.description | SANTOS, M. G. dos. Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de física, tanto em nível médio, quanto em nível superior, apresenta alguns problemas, principalmente no que se refere à compreensão e aprendizagem de conceitos. Uma estratégia bastante utilizada na tentativa de sanar estes problemas são as atividades experimentais, no entanto, mesmo sendo uma prática antiga no ensino de ciências, e mais especificamente no ensino de física, grande parte dos professores da educação básica têm muita resistência á sua utilização e quando a utilizam fazem com uma abordagem ligada a roteiros fechados que pouco contribuem para a compreensão dos conceitos. Na tentativa de buscar caminhos para uma prática mais efetiva no Ensino de Física no que se refe re a utilização das atividades experimentais, este trabalho teve como objetivo a elaboração, utilização e avaliação de situações problema experimentais que possam favorecer uma abordagem investigativa nas aulas de Laboratório de Física. Para tanto o estudo contou com uma proposta de intervenção, a qual se desenvolveu em etapas, onde a primeira etapa, constou de um estudo que teve como objetivo a reconstrução dos conceitos a serem abordados nas atividades experimentais. Posteriormente ocorreu a escolha do tema a ser abordado e a elaboração das atividades experimentais, através de situações problema experimentais com abordagem investigativa. A etapa seguinte contou das intervenções, as quais foram realizadas com os estudantes dos dois primeiros semestres do curso de licenciatura em física da UEPB. Como resultado percebemos, com a aplicação da proposta investigativa que os professores em formação se apresentaram interessados e que a grande maioria se posicionou favorável a metodologia, afirmando que a utilizaria em suas futuras salas de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcelo Gomes dos Santos.pdf | PDF - Marcelo Gomes dos Santos | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.