Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20600
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcelo Gomes dos-
dc.date.accessioned2019-09-12T15:01:02Z-
dc.date.available2019-09-12T15:01:02Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20600-
dc.descriptionSANTOS, M. G. dos. Atividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensino. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de física, tanto em nível médio, quanto em nível superior, apresenta alguns problemas, principalmente no que se refere à compreensão e aprendizagem de conceitos. Uma estratégia bastante utilizada na tentativa de sanar estes problemas são as atividades experimentais, no entanto, mesmo sendo uma prática antiga no ensino de ciências, e mais especificamente no ensino de física, grande parte dos professores da educação básica têm muita resistência á sua utilização e quando a utilizam fazem com uma abordagem ligada a roteiros fechados que pouco contribuem para a compreensão dos conceitos. Na tentativa de buscar caminhos para uma prática mais efetiva no Ensino de Física no que se refe re a utilização das atividades experimentais, este trabalho teve como objetivo a elaboração, utilização e avaliação de situações problema experimentais que possam favorecer uma abordagem investigativa nas aulas de Laboratório de Física. Para tanto o estudo contou com uma proposta de intervenção, a qual se desenvolveu em etapas, onde a primeira etapa, constou de um estudo que teve como objetivo a reconstrução dos conceitos a serem abordados nas atividades experimentais. Posteriormente ocorreu a escolha do tema a ser abordado e a elaboração das atividades experimentais, através de situações problema experimentais com abordagem investigativa. A etapa seguinte contou das intervenções, as quais foram realizadas com os estudantes dos dois primeiros semestres do curso de licenciatura em física da UEPB. Como resultado percebemos, com a aplicação da proposta investigativa que os professores em formação se apresentaram interessados e que a grande maioria se posicionou favorável a metodologia, afirmando que a utilizaria em suas futuras salas de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Raquel Pereira de Ataídept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.titleAtividades experimentais na formação dos professores de Física: Uma proposta investigativa de ensinopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Gomes dos Santos.pdfPDF - Marcelo Gomes dos Santos2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.