Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2062
Título: Todos juntos somos fortes: a representação do trabalho n'os Saltimbancos, de Chico Buarque
Autor(es): Andrade, Adriely Apolinário de
Palavras-chave: Crítica Literária
Literatura Brasileira
Trabalho
Arte
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: Este trabalho tem como proposta analisar a obra Os Saltimbancos, publicada em 1977 por Chico Buarque de Hollanda, discutindo a representação do trabalho a partir, sobretudo, do embate dos personagens-animais com seus patrões. Além disso, este estudo também buscou responder o seguinte questionamento: Como o encontro dos saltimbancos – o Jumento, o Cão, a Galinha e a Gata - se configurou em uma possibilidade de resistência à opressão, a partir da ideia da arte e do trabalho cooperativo? Através disso, observou-se como a arte se contrapõe à dura realidade vivida pelos animais, marcada pela exploração do trabalho. No tratamento dessas questões, destacaram-se os trabalhos de Marx e Engels (2012), sobre a luta de classes e o capitalismo, além de estudos de Candido (2006) e Bauman (1982), no que se referem ao conceito de humanização e à arte como meio de retorno à comunidade, como experiência propícia à solidariedade humana.
Descrição: Andrade, A. A. de. Todos juntos somos fortes: a representação do trabalho n'os Saltimbancos, de Chico Buarque. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2062
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriely Apolinário de Andrade.pdfAdriely Apolinário de Andrade519.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.