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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Josefa Domícia da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-12T17:58:40Z | - |
dc.date.available | 2019-09-12T17:58:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20621 | - |
dc.description | SILVA, J. D. Variação linguística: uma abordagem em livros de ensino E/LE. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nosso artigo apresenta uma abordagem sobre o tratamento dado à variação linguística em livros didáticos de língua espanhola. Notamos que o ensino de espanhol geralmente está em evidência e as discussões a respeito de como ele vem sendo feito são cada vez mais frequentes. A partir disso é que se justifica a importância deste trabalho, que através de uma revisão bibliográfica procura demonstrar como a variação linguística é abordada nos quatro volumes (6º, 7º, 8º e 9º anos) dos livros didáticos de espanhol Cercanía (2012), nível fundamental II e Gente 1 (2011) nível básico, e Enlaces (2013) nível médio. Como aporte teórico baseamo-nos em Bagno (2013), Cezario e Votre (2011), Faraco (2015), Moreno Fernández (2010), entre outros. Com isso, buscamos evidenciar que a variação linguística ainda é muito pouco abordada nos livros didáticos e quando ela é tratada, na maioria dos livros, aparece como uma curiosidade, geralmente separada do texto ou como uma nota à parte. A variação muitas vezes se resume a mostrar as diferenças de pronúncia e de léxico de uma região para outra, e em boa parte dos casos há uma valorização da variante peninsular. Ao finalizarmos nosso estudo, foi possível perceber que os livros didáticos analisados não enfocam a variação linguística de modo amplo e adequado, na maioria das vezes o tema é tratado em separado do contexto, portanto, almejamos contribuir para uma reflexão e um questionamento sobre os livros didáticos que são utilizados, na sala de aula, pelos docentes de língua espanhola em suas práticas de ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, buscando colaborar para que estes docentes não se atenham a reproduzir apenas esses modelos de abordagem da variação linguística, limitada a curiosidade lexical ou de pronúncia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Esp. Gustavo Enrique Castellón Agudelo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua espanhola | pt_BR |
dc.title | Variação linguística: uma abordagem em livros didáticos de ensino E/LE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 73 - TCC |
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