Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2068
Título: A vida "ao rés-do-chão": linguagem e exclusão social em Vidas Secas
Autor(es): Rêgo, Helena Severino do
Palavras-chave: Linguagem
Análise do Discursoo
Exclusão Social
Data do documento: 26-Set-2013
Resumo: A linguagem se insere em nossas vidas por diversos meios e é através dela que constituímos nossos anseios e opiniões. A literatura, que também é linguagem, embora seu uso e sua recepção se diferenciem das formas que utilizamos em outras esferas comunicativas, apresenta histórias e personagens capazes de sensibilizar o leitor por meio de narrativas que apontam diversas problemáticas sociais. O presente artigo realiza uma pesquisa bibliográfica sobre a relação estabelecida entre exclusão social e a pouca habilidade discursiva dos sujeitos excluídos. Através dessa incursão teórica, este trabalho analisa o parco uso da linguagem pelas personagens na obra Vidas Secas, do escritor Graciliano Ramos, publicada em 1938, tendo em vista que elas utilizam uma linguagem monossilábica, lacunosa, deixando ao leitor a sensação de um silêncio contínuo na obra. Contudo, essa manifestação discursiva insuficiente é um fator responsável pela significação do romance. Para este estudo, tomou-se como corpus os capítulos Fabiano, Cadeia, O menino mais velho e Contas, no intuito de apresentarmos uma análise comparativa, visando, sobretudo, a observar como o uso insuficiente da linguagem interfere negativamente na vida dos personagens Fabiano e o menino mais velho, refletindo uma situação de exclusão social. Para tanto, tomamos como pressupostos teóricos os autores Bakhtin/Volochinov (1995), Orlandi (2007), Candido (2008), Carvalhal (2007), dentre outros.
Descrição: Rêgo, H. S. do. A vida "ao rés-do-chão": linguagem e exclusão social em Vidas Secas. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2068
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Helena Severino do Rêgo.pdfHelena Severino do Rêgo355.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.