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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Camelo, Camila Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-17T18:51:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-17T18:51:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 362.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20708 | - |
dc.description | CAMELO, C. R. A importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla: uma análise junto às famílias da associação de pais e amigos dos excepcionais - APAE/CG. 2018. 77f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante décadas as pessoas com algum tipo de deficiência foram segregadas do convívio em sociedade. Apenas no século XX, como o surgimento das políticas sociais e a intervenção da própria família, que sentiu a necessidade de incluir seus membros no meio social, as pessoas com deficiência passam a ter maior visibilidade. Partindo desse pressuposto, o presente estudo tem por objetivo compreender a importância da família no desenvolvimento social da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e suas implicações na garantia da inclusão e dos direitos sociais das demandas atendidas na APAE-CG. A pesquisa partiu de uma perspectiva analítico-crítica e caracterizou-se como um estudo exploratório e de caráter explicativo-descritivo com abordagem quali-quantitativa. Para isso, foi desenvolvido um estudo inicial sobre a trajetória da deficiência e sua relação com a sociedade, mostrando seus principais marcos históricos, lutas e conquistas da pessoa com deficiência intelectual, dando ênfase a deficiência intelectual, por ser o público alvo da APAE e ao trabalho que é desenvolvido na instituição, em prol da melhoria da qualidade de vida. Bem como, a participação da família no desenvolvimento, aprendizagem e socialização da pessoa com deficiência intelectual. Foi a partir dessa estimativa que foram realizados estudos bibliográficos acerca do tema, servindo como suporte teórico necessário para o levantamento de dados através de questionários destinados às famílias atendidas pela instituição, com indagações a respeito do aspecto socioeconômico em que se encontram essas famílias, a importância que as mesmas têm no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, além da sua visão a respeito dos direitos e dos deveres do Estado e da sociedade em relação à pessoa com necessidades especiais. A vista disso, considerou-se que as famílias que têm maior entendimento da deficiência intelectual e/ou múltipla de seu familiar contribui de forma satisfatória para o desenvolvimento físico, psíquico e social do mesmo. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Direitos sociais - família | pt_BR |
dc.subject | APAE | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | A importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla: uma análise junto às famílias da associação de pais e amigos dos excepcionais - APAE/CG | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
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