Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2078
Título: A análise eletromiografica na fadiga muscular do músculo quadríceps em atletas de MMA e sedentários
Autor(es): Fonseca, Danielle Almeida da
Palavras-chave: Eletromiografia
Fadiga muscular
Recuperação muscular
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar através da eletromiografia o índice fadiga muscular localizada e o índice de recuperação muscular nos atletas de MMA e sedentários. Dois grupos de sujeitos, um caracterizado como atletas (n =07) e outro como sedentários (n =07), foram submetidos a análises baseadas em procedimentos executados em três diferentes situações experimentais: i) teste de uma repetição máxima; ii) teste de fadiga, sustentado por 60 seg. a 80% de 1 RM em contração isométrica voluntária máxima (CIVM); iii) teste de recuperação, sustentado por 10 seg. a 80% de 1 RM em CIVM. No teste de fadiga muscular foi monitorado o comportamento da Fmed nos cinco primeiros (Fmedi) e cinco últimos segundos (Fmedf) do sinal EMG no músculo quadríceps femoral. Durante os 10 segundos do teste de recuperação foi calculada a Fmed referente a todo o período (Fmedr). Parâmetro utilizado no calculo do índice de recuperação muscular (IRM). O valor da Fmedi e Fmedf final foi superior nos sedentários em relação aos atletas, entretanto, sem diferença significativa. A Fmedf (81,0% atletas; 90,4% sedentários) foi inferior a Fmedi (98,1% atletas; 112,39% sedentários) em ambos os grupos, sendo essa diferença significativa (p<0,01). Houve diferença significativa no valor médio da IRM entre os atletas (117,14% ± 45,9) e sedentários (67,3% ± 12,7). Dessa forma, os resultados apresentados neste estudo sugerem a viabilidade na aplicação de da eletromiografia de parâmetros na avaliação das frequências para a determinação e diferenciação do comportamento da fadiga muscular localizada em atletas e sedentários.
Descrição: FONSECA, D. A. da. A análise eletromiografica na fadiga muscular do músculo quadríceps em atletas de MMA e sedentários. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2078
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Almeida da Fonseca.pdfDanielle Almeida da Fonseca538.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.