Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Jefferson Dagmar Pessoa-
dc.date.accessioned2013-10-02T12:42:11Z-
dc.date.available2013-10-02T12:42:11Z-
dc.date.issued2013-10-02-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2079-
dc.descriptionBRANDÃO, J. D. P. O papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de função. 2013. 84f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio). Campina Grande: UEPB, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem feita na introdução do conceito de Função em um livro didático de matemática do primeiro ano do Ensino Médio, e verificar se esta abordagem favorece a compreensão deste conceito pelo aluno e ajuda o professor em seu planejamento didático e na gestão das aulas. A análise é realizada observandose, detalhadamente, a abordagem do conteúdo em jogo desenvolvida pelos autores com base nas discussões teóricas desenvolvidas por Gérard Vergnaud relativas aos Campos Conceituais, por Yves Chevallard sobre a Transposição Didática e Guy Brousseau referente às Situações Didáticas, considerando o papel e a importância do livro didático no cotidiano escolar, sem perder de vista o desenvolvimento histórico do conceito de Função. O livro didático é de grande importância no processo de ensino aprendizagem, ele auxilia, orienta e até mesmo direciona este processo. Com este estudo pudemos evidenciar que mesmo um livro didático não apresentando todas as características desejáveis pelo professor, cabe ao mesmo fazer as devidas transformações, correções e/ou complementações para que o mesmo seja usado de forma adequada e desempenhe seu papel no ensino e em especial no que diz respeito à aprendizagem do aluno, auxiliando-o no entendimento e na formação do conteúdo ou do conceito em estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Izabel Maria Barbosa de Albuquerquept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFunção matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleO papel do livro didático no processo de ensino aprendizagem: uma introdução do conceito de funçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Dagmar Pessoa Brandão.pdfJefferson Dagmar Pessoa Brandão1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.