Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2080
Título: Complicações de neonatos com síndrome do desconforto respiratório em uma UTI neonatal na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Lima, Natália Herculano
Palavras-chave: Recém-nascido
Fisioterapia respiratória
Síndrome do desconforto respiratório
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: A Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) é uma desordem respiratória de neonatos prematuros, onde a deficiência da surfactante pulmonar é a sua principal causa. Pode apresentar graves complicações clínicas, o que a torna responsável por uma grande parte da porcentagem de óbitos no período neonatal. O objetivo deste estudo foi investigar as principais complicações em neonatos com a Síndrome do Desconforto Respiratório em uma UTI neonatal da cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, foram coletados através de questionários os dados contidos em 80 prontuários correspondentes ao período de junho de 2010 a junho de 2013, de neonatos prematuros portadores da síndrome, atendidos na UTI neonatal da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). As análises foram feitas através de Estatística Descritiva e Estatística Inferencial, onde esta adotou um nível de significância estatística de p < 0,05. Os dados apontaram que 72,5% dos neonatos desenvolveram complicações decorrentes da SDR e dentre as principais apresentadas podemos citar a Sepse Neonatal (n=47) e a Icterícia (n=9). Sobre o sexo e tipo de parto da amostra, observou-se que 58,8% eram do sexo masculino e 54,3% nasceram de parto cesáreo, respectivamente. Concluiu-se que a maioria dos neonatos com a Síndrome do Desconforto Respiratório desenvolve algum tipo de complicação da doença, no entanto, serão necessários estudos com amostras mais especificas para poderem ser realizadas inferências mais precisas acerca dessa temática.
Descrição: LIMA, N. H. Complicações de neonatos com síndrome do desconforto respiratório em uma UTI neonatal na cidade de Campina Grande-PB. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2080
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália Herculano Lima.pdfNatália Herculano Lima479.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.