Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20802
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Laura dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T17:37:29Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T17:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20802 | - |
dc.description | FERREIRA, L. dos S. Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente a dificuldade no ensino da Química para uma aprendizagem significativa tem sido decorrente de um processo de ensino tradicionalista. Dentro dos conteúdos curriculares do ensino de Química para o ensino básico, a cinética Química, ainda é abordada em sala de aula apenas usando teorias e fórmulas. Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal contextualizar o ensino de cinética Química, em especial, os fatores que alteram a velocidade da reação: dissolução e absorção de comprimidos, usando a experimentação em sala de aula como ferramenta fundamental para a construção do conhecimento junto ao aluno, utilizando a conscientização da administração de comprimidos, trabalhando os conteúdos com base no CTSA em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A pesquisa foi realizada na Escola Cidadão Integral e Técnico Plínio Lemos - ECIT na turma do segundo ano do ensino médio na cidade de Puxinanã – PB e refere-se a uma pesquisa quanti- qualitativa, aplicada a 13 alunos, com tema: Cinética Química e a contextualização da dissolução e absorção de comprimidos. Os resultados mostraram que os alunos obtiveram aprendizagem gradativa em cada momento pedagógico, podendo ser constada uma aprendizagem significativa no terceiro momento pedagógico, diante a aplicação de um questionário com questões do ENEM, vestibular e livros didáticos. Contudo a avaliação da metodologia mostrou a aceitação desta proposta, e a importância de um ensino contextualizado utilizando um experimento com matérias alternativas que, nesse caso, foram com comprimidos efervescentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sara Regina Carneiro de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cinética química | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos | pt_BR |
dc.title | Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laura dos Santos Ferreira.pdf | PDF - Laura dos Santos Ferreira | 858.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.