Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Laura dos Santos-
dc.date.accessioned2019-09-20T17:37:29Z-
dc.date.available2019-09-20T17:37:29Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20802-
dc.descriptionFERREIRA, L. dos S. Ensino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aula. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente a dificuldade no ensino da Química para uma aprendizagem significativa tem sido decorrente de um processo de ensino tradicionalista. Dentro dos conteúdos curriculares do ensino de Química para o ensino básico, a cinética Química, ainda é abordada em sala de aula apenas usando teorias e fórmulas. Dentro deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal contextualizar o ensino de cinética Química, em especial, os fatores que alteram a velocidade da reação: dissolução e absorção de comprimidos, usando a experimentação em sala de aula como ferramenta fundamental para a construção do conhecimento junto ao aluno, utilizando a conscientização da administração de comprimidos, trabalhando os conteúdos com base no CTSA em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A pesquisa foi realizada na Escola Cidadão Integral e Técnico Plínio Lemos - ECIT na turma do segundo ano do ensino médio na cidade de Puxinanã – PB e refere-se a uma pesquisa quanti- qualitativa, aplicada a 13 alunos, com tema: Cinética Química e a contextualização da dissolução e absorção de comprimidos. Os resultados mostraram que os alunos obtiveram aprendizagem gradativa em cada momento pedagógico, podendo ser constada uma aprendizagem significativa no terceiro momento pedagógico, diante a aplicação de um questionário com questões do ENEM, vestibular e livros didáticos. Contudo a avaliação da metodologia mostrou a aceitação desta proposta, e a importância de um ensino contextualizado utilizando um experimento com matérias alternativas que, nesse caso, foram com comprimidos efervescentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Sara Regina Carneiro de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinética químicapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.titleEnsino de Química: Compreensão de fatores que afetam a dissolução e absorção de comprimidos com auxílio da experimentação em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura dos Santos Ferreira.pdfPDF - Laura dos Santos Ferreira858.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.