Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Edson Tadeu de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T17:46:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T17:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20805 | - |
dc.description | SILVA, E. T. de S. Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso da robótica educacional tem se tornado uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos docentes uma nova visão e maneira de ensinar ciência. É preciso investir em treinamento dos professores, para que possam ser trabalhadas novas formas metodológicas de ensino, visando contextualizar e interdisciplinar, contribuindo com a compreensão das definições cientificas relacionando com o cotidiano. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta para o conteúdo de eletrólise a partir das aulas teóricas e práticas com o uso da robótica educativa utilizando os kits OECO TECH e HYDRO CELL fornecidos pelo governo do estado da Paraíba. A metodologia adotada baseia-se no campo de investigação qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 22 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Areia/PB, os instrumentos de coleta foram questionários de avaliação da proposta de ensino e atividades com questões de instituições de ensino superior. De acordo com os dados, 81% da turma conseguiram refazer o exercício com melhores pontuações. Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de maneira positiva a intervenção e pontuaram que obtiveram uma aprendizagem mais significativa para o conteúdo de eletrólise. Verificando os dados da pesquisa, é possível confirmar que a maioria dos participantes da pesquisa veem o uso de aulas experimentais como um recurso enriquecedor na aprendizagem de química. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Robótica educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Eletrólise | pt_BR |
dc.title | Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edson Tadeu de Souza Silva.pdf | PDF - Edson Tadeu de Souza Silva | 895.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.