Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edson Tadeu de Souza-
dc.date.accessioned2019-09-20T17:46:54Z-
dc.date.available2019-09-20T17:46:54Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20805-
dc.descriptionSILVA, E. T. de S. Ensino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básica. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO uso da robótica educacional tem se tornado uma ferramenta valiosa no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando aos docentes uma nova visão e maneira de ensinar ciência. É preciso investir em treinamento dos professores, para que possam ser trabalhadas novas formas metodológicas de ensino, visando contextualizar e interdisciplinar, contribuindo com a compreensão das definições cientificas relacionando com o cotidiano. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta para o conteúdo de eletrólise a partir das aulas teóricas e práticas com o uso da robótica educativa utilizando os kits OECO TECH e HYDRO CELL fornecidos pelo governo do estado da Paraíba. A metodologia adotada baseia-se no campo de investigação qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram 22 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Areia/PB, os instrumentos de coleta foram questionários de avaliação da proposta de ensino e atividades com questões de instituições de ensino superior. De acordo com os dados, 81% da turma conseguiram refazer o exercício com melhores pontuações. Os resultados indicaram que os sujeitos da pesquisa avaliaram de maneira positiva a intervenção e pontuaram que obtiveram uma aprendizagem mais significativa para o conteúdo de eletrólise. Verificando os dados da pesquisa, é possível confirmar que a maioria dos participantes da pesquisa veem o uso de aulas experimentais como um recurso enriquecedor na aprendizagem de química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Elidiana Onofre Costa Lirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEletrólisept_BR
dc.titleEnsino de Química: O uso da robótica educacional nas aulas de eletrólise na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Tadeu de Souza Silva.pdfPDF - Edson Tadeu de Souza Silva895.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.