Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20806
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Josivan Francisco de-
dc.date.accessioned2019-09-20T17:47:13Z-
dc.date.available2019-09-20T17:47:13Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20806-
dc.descriptionSOUZA, J. F. de. Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractOs óleos essenciais são constituídos por uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas aromáticas e são considerados matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Eles possuem aromas característicos e seus componentes químicos são, em geral, responsáveis pela ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre tema óleos essenciais como metodologia para melhorar o ensino- aprendizagem dos conteúdos de química orgânica no ensino médio. Para isso, foi realizada uma busca por artigos em revistas, artigos científicos, periódicos e sites que abordaram a temática óleos essenciais no ensino básico. Foram encontrados aproximadamente 30 artigos que abordavam o tema óleos essenciais para o ensino de química orgânica, envolvendo aspectos teóricos e/ou experimentais. Após análise dos dados obtidos foi possível detectar que os óleos essenciais são bastante utilizados como forma de contextualização dos conteúdos de química orgânica da educação básica, especialmente para o assunto defunções orgânicas,seguido por nomenclatura de compostos orgânicos. Foi visto também a abordagem mais usada foi a experimental utilizando materiais alternativos para realizar a extração dos óleos e a partir do experimento abordar os conteúdos envolvidos e assim, ficou evidente a importância de se trabalhar esta temática no ensino básico.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição de Menezes Torrespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectÓleos essenciaispt_BR
dc.titleOléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivan Francisco de Souza.pdfPDF - Josivan Francisco de Souza423.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.