Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20806
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Josivan Francisco de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T17:47:13Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T17:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20806 | - |
dc.description | SOUZA, J. F. de. Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os óleos essenciais são constituídos por uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas aromáticas e são considerados matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. Eles possuem aromas característicos e seus componentes químicos são, em geral, responsáveis pela ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre tema óleos essenciais como metodologia para melhorar o ensino- aprendizagem dos conteúdos de química orgânica no ensino médio. Para isso, foi realizada uma busca por artigos em revistas, artigos científicos, periódicos e sites que abordaram a temática óleos essenciais no ensino básico. Foram encontrados aproximadamente 30 artigos que abordavam o tema óleos essenciais para o ensino de química orgânica, envolvendo aspectos teóricos e/ou experimentais. Após análise dos dados obtidos foi possível detectar que os óleos essenciais são bastante utilizados como forma de contextualização dos conteúdos de química orgânica da educação básica, especialmente para o assunto defunções orgânicas,seguido por nomenclatura de compostos orgânicos. Foi visto também a abordagem mais usada foi a experimental utilizando materiais alternativos para realizar a extração dos óleos e a partir do experimento abordar os conteúdos envolvidos e assim, ficou evidente a importância de se trabalhar esta temática no ensino básico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição de Menezes Torres | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Óleos essenciais | pt_BR |
dc.title | Oléos essenciais e as diferentes abordagens no ensino de Química Orgânica na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josivan Francisco de Souza.pdf | PDF - Josivan Francisco de Souza | 423.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.