Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2082
Título: Influência da flexibilidade corporal na postura de escolares da rede municipal de Campina Grande-PB
Autor(es): Araújo, Jacqueline Silva Marinho de
Palavras-chave: Saúde escolar
Modalidade de Fisioterapia
Postura
Data do documento: 2-Out-2013
Resumo: A flexibilidade muscular tem importante papel na prevenção de algumas patologias musculoesqueléticas, além de influenciar a postura. O objetivo deste estudo foi verificar a influência da flexibilidade na postura de escolares da rede pública do município de Campina Grande/PB. Realizou-se um estudo transversal, analítico, de abordagem quantitativa realizado em 13 escolas municipais de Campina Grande/PB com uma amostra de 324 escolares do ensino fundamental II, com idades entre 9 e 18 anos. Empregou-se um questionário adaptado com os dados de identificação dos escolares, avaliação postural e verificação da flexibilidade. Os dados foram submetidos à análise da estatística descritiva e inferencial com o uso do SPSS, versão 17.0. Foram utilizados os testes QuiQuadrado e correlação do coeficiente de Spearman. Dos escolares pesquisados, 67,7% eram do sexo feminino. Com relação às posturas analisadas, na posição de pé, 22,5% não conseguem tocar o chão com as mãos sem forçar os joelhos. Na posição sentada, 27,6% não conseguem com as pernas estendidas tocar os pés; já com relação às alterações posturais, 41,6% apresentam ombros desnivelados, 17,4% escápulas aladas, 16,3% escoliose, 23,6% joelho recurvatum, 14,6% abdômen globoso e 12,5 % retroversão da cintura pélvica. Observa-se que as alterações posturais mais presentes tiveram interferência da flexibilidade e que variáveis como idade e Índice de Massa Corpórea não foram significantes estatístisticamente na população pesquisada. Dessa forma, faz-se necessário conscientizar as crianças, educadores, gestores escolares e os pais para a importância da prática de atividades física e dos bons hábitos posturais, intervindo de forma preventiva nos encurtamentos musculares e possíveis alterações posturais.
Descrição: ARAÚJO, J. S. M. de. Influência da flexibilidade corporal na postura de escolares da rede municipal de Campina Grande-PB. 2012. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2082
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacqueline Silva Marinho de Araújo.pdfJacqueline Silva Marinho de Araújo717.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.