Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20854
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Rafael Pedro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-23T15:23:01Z | - |
dc.date.available | 2019-09-23T15:23:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20854 | - |
dc.description | ROCHA, R. P. da. Relato de experiência: Uso de experimentos históricos no ensino do eletromagnetismo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende relatar uma experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta didática é sobre o eletromagnetismo, utilizando a abordagem da História da Ciência, complementada por práticas experimentais. O recorte histórico escolhido baseia-se no artigo de Martins (1986), “Oersted e a descoberta do Eletromagnetismo”. O trabalho desenvolvido dividiu-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento ocorreu a escolha/estudo de obras didáticas e históricas pertinentes e a produção do material necessário para a implementação da sequência. A fase da intervenção seguiu a lógica dos momentos pedagógicos de Delizoicov – problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O primeiro encontro destinou-se à discussão da história em torno do surgimento/uso da bússola, e num desafio de produção desse instrumento a partir de materiais de baixo custo, sem qualquer tipo de orientação prévia. O segundo momento compreendeu: a retomada do debate em torno da bússola por meio da apresentação da montagem sugerida; e a explanação sobre o eletromagnetismo, no século XIX, com foco nos estudos de Hans Christian Oersted (1777-1851). A terceira parte das aulas contemplou a reprodução de três reconhecidos testes experimentais, realizados por Oersted, envolvendo os efeitos observados em uma bússola a partir da aproximação de um condutor percorrido por corrente elétrica. A última etapa de intervenção enfocou: i) o ensino dos conceitos abordados na perspectiva atual, em contraponto a teoria contemporânea aos estudos de Oersted; e ii) um desafio de montagem de mapa conceitual que continha as noções-chave da Física e do histórico abordados. A oportunidade de trabalhar com a interface histórico-filosófica da ciência sinaliza um melhor entendimento da dinâmica do trabalho científico e a experiência docente atua de forma decisiva para manutenção da escolha pelo magistério, por parte dos bolsistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Deusalete Câmara Vilar Neta | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Eletromagnetismo | pt_BR |
dc.subject | História da Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: Uso de experimentos históricos no ensino do eletromagnetismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafael Pedro da Rocha.pdf | PDF - Rafael Pedro da Rocha | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.